I Semana Pan-africana vai até o dia 4 de Junho na Ufes

O objetivo do evento é combater o racismo e buscar progressos aos povos pretos no Brasil.  

Está sendo realizada no auditório do IC-II, no Centro de Ciências Humanas e Naturais – Campus de Goiabeiras/Ufes, a I Semana Pan-africana. O evento que teve início na manhã de hoje (terça-feira), ocorrerá até sexta-feira (04). No último dia, a atividade será no Museu Capixaba do Negro (Mucane), Centro de Vitória.

A iniciativa que tem por referência o “Dia Internacional de África” traz reflexões sobre o combate às várias formas de racismos presentes na sociedade brasileira, promoção da unidade dos povos pretos para criação de vínculos e divulgação dos ideais pan-africanistas e conceitos baseados no enaltecimento das africanidades. 

A atividade pretende ainda promover a discussão pan-africana e aproximação dos povos africanos do continente com os da diáspora africana e contará palestras, minicursos, oficinas e intervenções culturais. Para um dos organizadores somos todos africanos. “Um único povo separado por um histórico violento que contribuiu negativamente para nossa autonegação e para a destruição de nossa identidade”, diz Ynnamileh Biangue que também é estudante do curso de Administração da Ufes.  

A atividade está sendo promovida pela Irmandade Azkari Bantú, que reúne africanos que moram no Espírito Santo e tem o apoio do Coletivo Negrada, Zacimba Gaba, Neab e Mucane.

Veja aqui programação completa da I Semana Pan-africana

Fonte: Adufes