“Cabra Marcado para Morrer” será exibido hoje, quinta-feira, na Adufes

A exibição do vídeo documentário será nesta quinta-feira, 07, de 16 às 18 horas, no 2º piso da Adufes, e em seguida haverá debate. As vagas são limitadas e as inscrições (gratuitas) devem ser feitas pelo email adm@adufes.org.br

O longa brasileiro Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, abrirá a edição do Cine Debate Adufes que se propõe a debater temas de interesse da categoria docente. Questões éticas, políticas e sociais e outras estarão em discussão sob um prisma fora do lugar-comum, de maneira aberta.

“Esse será o 1º debate da agenda cultura do Cine Debate Adufes. Esperamos que haja uma boa aceitação, pois é uma oportunidade para estimular o conhecimento, a formação política, sindical e cultural dos participantes”, comenta o professor José Antônio da Rocha Pinto, presidente da Adufes.

A ideia da iniciativa é permitir a reflexão sobre momentos da história que mostram a luta pela construção de um mundo melhor. “Tendo procura, vamos repetir essa sessão e outras que promovam reflexões sobre temas revelantes”, garante o professor Rocha, informando que o espaço de exibição do filme exige número bem limitado de vagas e, por isso, da pré-inscrição.

Cabra Marcado para Morrer é um dos filmes mais importantes do cinema nacional, que retrata um Brasil injusto. O documentário começou a ser rodado em 1962, inicialmente relatando o assassinato do líder camponês paraibano João Pedro Teixeira. Porém, com o Golpe Militar, Eduardo Coutinho teve que parar o filme, só retomando sua produção 17 anos depois. A história de João Pedro Teixeira nos mostra que a repressão no campo já existia muito antes de 1964, mas também a tenacidade de luta do povo.

Fonte: Adufes