Estudantes ocupam campo da UFRJ cedido à polícia para a realização da Olimpíada

Desde quinta-feira (14) o Diretório Central dos Estudantes (DCE) ocupa o campo de futebol do campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os estudantes são contra a cessão do espaço para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante os Jogos Olímpicos, que começam no dia 5 de agosto. O movimento, que se intitula Ocupa PV, também reivindica a conclusão das obras do restaurante universitário da Praia Vermelha, creche, gestão compartilhada da universidade, entre outras demandas.

Uma diretora do DCE da UFRJ afirmou, em entrevista ao ANDES-SN, que as três pautas são centrais para os estudantes que ocupam o campo de futebol. “Somos contra a cessão do campo, porque é uma concessão da UFRJ a esse megaevento que representa remoções e violação de direitos humanos. Quanto à assistência estudantil, não reivindicamos apenas bolsas, como também restaurantes universitários em todos os campi, creches, e melhorias nos alojamentos estudantis. Ainda queremos uma gestão compartilhada da universidade, na qual os estudantes possam ter voz e participação ativa na tomada de decisões”, afirmou a estudante, que preferiu não se identificar. 

“O Legado Olímpico é uma acentuação do processo de exclusão que já existe na nossa cidade, onde o acesso aos serviços de moradia, lazer, cultura e transporte fica cada vez mais precarizado, sobretudo nas periferias – que são submetidas diariamente à violência causada pela presença de um aparato militar de repressão e controle”, declara o grupo Ocupa PV em manifesto postado no Facebook. “Pedimos bandejão, ele deram tanque de guerra”, completam. 

Os estudantes exigiram reunião com o reitor da instituição para debater o tema. No sábado (16), a reitoria se reuniu com a polícia Federal para tentar renegociar a utilização do campo, mas, a princípio, foi dito à universidade que não há outro local para a base da PRF durante as Olimpíadas. No entanto, as obras no local foram paralisadas até quarta-feira (20). 

Quanto às pautas de assistência estudantil, de acordo com os ocupantes, a reitoria respondeu que as questões estão sendo encaminhadas, entre elas um estudo sobre a viabilidade do aumento das bolsas. Uma reunião será chamada para iniciar o debate da construção da creche. 

*Com informações de Ocupa PV e imagem de Luis Acosta

Fonte: ANDES-SN