Adufes lança panfleto para os estudantes sobre o desmonte da universidade pública

O material que será distribuído para os discentes em sala de aula, poderá ser retirado pelos professores na sede do sindicato, no campus de Goiabeiras.

O sindicato lançou nesta semana um panfleto que traz informações em tópicos, sobre os prejuízos que a universidade pública poderá amargar caso o Projeto de Lei Complementar (PLC) 257 e a Proposta de Emenda à Constituição(PEC) 241 sejam aprovados. O impresso, que faz um chamamento para luta coletiva, é direcionado aos estudantes. Leia o panfleto aqui.

A Ufes que nos últimos anos já perdeu mais de 60% de recursos para obras e 20% a menos para despesas com custeio (pagamento de dívidas relativas a serviços terceirizados, água, energia, telefone e despensas com material), poderá amargar piores percentuais, inviabilizando e precarizando o funcionamento da universidade.

As restrições de gastos propostas pelo PLC e a PEC e terão efeitos nefastos na Ufes, com a paralisação de obras, o congelamento de salários, a estagnação dos auxílios estudantis, a manutenção de Bibliotecas e dos Restaurantes Universitários. Além disso, impossibilitará a criação de novas salas de aulas e laboratórios, dificultando ainda mais a permanência e o acesso de estudantes.

A suspensão de concursos para professores e técnico-administrativos podem colocar em risco a continuidade dos serviços relacionados ao tripé ensino, pesquisa e extensão, inclusive  os serviços prestados à população. O hospital Universitário, por exemplo, que desenvolve atividades relacionadas a assistência corre o risco de fechar as portas.  

A Ufes vem pagando com atraso os contratos de empresas terceirizadas, deixando os trabalhadores por longos períodos sem receber. A tendência, com a aprovação PLC 257 e PEC 241, é de que esses pagamentos sejam ainda mais postergados. Logo, os serviços de limpeza, manutenção e zeladoria também estão em risco!

A saída é a luta coletiva! Por isso convidamos você, estudante, professor e técnico-administrativo para sairmos em defesa de um projeto de universidade pública, gratuita e de qualidade.

Não a retirada de direitos! Fora Temer já!!! 

Fonte: Adufes