Escola Sem Partido e Novo Currículo do Ensino Médio em debate no Ceunes

A Mesa Redonda será nesta quarta-feira, às 19 horas, no auditório Central no campus de São Mateus/Ufes

Professores e estudantes dos cursos de Licenciaturas do Centro Universitário Norte (Ceunes) realizam nesta quarta-feira, 21, debate sobre as novas mudanças propostas pelo governo, via Medida Provisória (MP) 746/2016, ao Ensino Médio brasileiro. As alterações, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), devem começar a valer a partir do primeiro semestre de 2017.

Motivo de polêmica e de protestos, a reforma anunciada por Michel Temer ocorreu de forma atropelada e autoritária, sem discussão com a sociedade ou com os segmentos diretamente envolvidos com a educação, e vai provocar uma série de retrocessos para a educação pública. Entre as mudanças que a MP defende estão: a não obrigatoriedade do ensino de algumas disciplinas; uma carga horária mínima anual do ensino médio, que deverá ser progressivamente ampliada para 1.400 horas; deixar a cargo do estudante a escolha das disciplinas que cursar; e, ainda, que profissionais sem licenciatura sejam contratados. Um dia antes do envio da MP ao Congresso (22), o governo federal havia divulgado que matérias como artes, educação física, filosofia e sociologia deixariam de ser temas obrigatórios ao final da educação básica, cabendo às escolas, redes de ensino e estudantes definir quais delas fariam parte dos estudos.

Após inúmeras críticas, o governo recuou da proposta e apresentou outro projeto, desta vez, “maquiando” a flexibilização da oferta destas disciplinas. Agora, de acordo com a MP, o currículo do ensino médio continua abrangendo, obrigatoriamente, língua portuguesa, matemática, mundo físico e natural, realidade social e política — o mesmo vale para a educação infantil e para o ensino fundamental. Filosofia e sociologia, que eram disciplinas obrigatórias pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), poderão ser incluídos nesses currículos apenas se previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mesa Redonda 
Escola Sem Partido e o Novo
 Currículo do Ensino Médio: Impacto na formação de professores

Palestrantes: 
Prof° Ana Fernanda Inocente Oliveira – Graduada em Pedagogia, Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista – Julio de Mesquita Filhos – UNESP/ Araraquara/SP Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista

Prof° Jair Miranda de Paiva  –  Graduado (Licenciatura Plena e Bacharelado) em Filosofia, Mestre em Estudos Literários e Doutor em Educação pela Ufes

Prof°Gustavo Machado Prado – graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional/UFRJ.

Prof° Marcos da Cunha Teixeira – graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Ufes, mestrado em Entomologia e doutorado em Entomologia pela UFV.

Fonte: Adufes (com informações ANDES-SN)