Dia de mobilização: trabalhadores saem às ruas rumo à greve geral

O ato fez parte de um Dia Nacional de Mobilização para denunciar os ataques do governo Temer contra os trabalhadores.

Durante a tarde de quinta-feira (22), trabalhadores de diversas categorias foram às ruas de Vitória na perspectiva de construção da greve geral, pelo Fora Temer; contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/16, contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/16, contra as reformas Previdenciária e Trabalhista e pela Escola Sem Mordaça. Eles se concentraram na Praça Pio XII, no Centro de Vitória, e marcharam pelas ruas do Centro dialogando com a população sobre a necessidade de construir uma greve geral contra a retirada de direitos promovida pelo governo.

O ato foi realizado pela Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e dos Serviços Públicos, que reúne 

Lujan atotrabalhadores, sindicais, movimentos sociais e populares do campo e da cidade. Entre as medidas criticadas estão a PEC 241/2016, que propõe o congelamento de gastos sociais por até vinte anos para a saúde, educação, transporte público, moradia e segurança e o PLP 257/2016, que renegocia as dívidas dos Estados com a União retirando direitos dos servidores públicos e a Reforma da Previdência. Os manifestantes também marcharam pelo fora Temer. Para uma das integrantes do Fórum, Lujan Miranda, a atividade fortalece as ações rumo à greve geral. “Saímos às ruas para mostrar ao conjunto de trabalhadores e trabalhadoras que nossos direitos estão ameaçados. Fizemos panfletagens explicando a população o significado da Reforma trabalhista e do setor público, da reforma da previdência, a PEC 241 e a PLP 257, que juntas promovem o desmonte do serviço público e penalizam a população”, enfatizou Lujan que também integra o Sindiprev. Ela lembrou ainda, que a atividade do dia 22 é um preparatório para a paralização do dia 29/09, quando mais uma vez os trabalhadores sairão às ruas.

Rocha
Escola sem Mordaça.
Atualmente, tramita no Congresso Nacional, o projeto de lei do Senado 193/2016, de autoria do Senador Magno Malta (PR-ES), que aguarda parecer na Comissão de Educação do Senado do relator, senador Cristovão Buarque. Além disso, estão na pauta da Câmara para votação o PL 1411/15 e o PL 4486/16, ambos relacionados ao tema a “Escola sem Partido”. 

Diante da ameaça posta, a Adufes e o conjunto de trabalhadores também denunciaram a tentativa de cerceamento da autonomia do professor em sala de aula em âmbito Estadual e Federal. “Somos contrários ao programa do movimento autodenominado “Escola sem Partido”, que tem por objetivo restringir a autonomia pedagógica, a liberdade de expressão e pensamento nas escolas brasileiras”, disse o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. Segundo ele, o ato também fortalece os comitês e fóruns locais da Escola Sem Mordaça.  

Bancários em Greve.Os bancários que estão em greve desde dia 6 de setembro, também fortaleceram do ato em Vitória e fizeram criticas

IMG 2422 ao projeto de terceirização e ao arrocho salarial. “O projeto de terceirização que está no Congresso Nacional, se aprovado, vai terceirizar todas as categorias. Para os bancários, significará o fim da nossa Convenção Coletiva. Somos contra os subempregos, queremos dignidade e respeito para todos os trabalhadores e trabalhadoras”, destacou Carlo de Araújo, Secretaria de Comunicação do Sindibancários ES. 

Agenda. Será realizado em 29 de setembro – Dia Nacional de Mobilização, atos e/ou paralisações contra a retirada de direitos e contra o ajuste fiscal. O Fórum Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos dos Trabalhadores e Serviços Públicos está organizando um grande Ato. Fique atento à agenda de lutas do Sindicato.

Veja aqui as fotos do Dia Nacional de Mobilização

Leia ainda: 
Setor das Ifes convoca docentes para dias nacionais de luta rumo à greve geral


Fonte: Adufes