Incêndio destrói cerca de 300 casas da Ocupação Esperança em Osasco (SP)


Moradores contam com solidariedade para reconstruir moradias

“A gente vai ficar aqui. O nosso lugar é aqui e a gente vai se juntar, fazer mutirão e levantar nossas casas de novo”, diz determinada a moradora Marinalva de Souza da Ocupação Esperança, em Osasco (SP) .
Na tarde de terça-feira (13), um incêndio iniciado por volta das 17 horas destruiu aproximadamente 300 casas da ocupação Esperança, em Osasco (SP). A ocupação conta com cerca de 500 famílias. Não houve mortos nem feridos, mas famílias inteiras perderam tudo o que tinham. Alimentos, documentos, roupas, os poucos móveis e os seus próprios “barracos”, como eles mesmo chamam as moradias.

No dia seguinte, a luz do dia, os estragos começaram a ser calculados. Apesar do cenário triste, em assembleia, os moradores decidiram que não vão desistir da luta por moradia, nem do sonho que começaram há três anos. “Fizemos uma assembleia vitoriosa. O povo decidiu que vai permanecer na área, não vamos para o abrigo da prefeitura e vamos reconstruir os barracos aqui, vamos exigir da prefeitura que limpe a área”, afirma Avanilson Araújo, dirigente do Luta Popular, movimento responsável pela ocupação e membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas.
Na noite de terça, Avanilson havia sido detido e agredido pela polícia ao tentar entrar na ocupação para socorrer os moradores. Foi liberado horas depois. Além da prisão do militante, houve repressão aos moradores no local. 


“Os moradores, ao tentar entender o que estava acontecendo, conversar e dialogar, foram tratados com spray de pimenta, com cassetetes, houve uma repressão muito violenta por parte da polícia, a gente está indignado porque ao invés de ser tratado com mais cuidado, pois somos vítimas de um incidente, nos tratam como criminosos, com violência”, dia Leila Rosa, também do Luta Popular.

Os moradores que perderam suas casas foram convencidos a sair do local e não puderam retornar à ocupação. A PM impediu o retorno por questão de segurança, mas deixou muitas famílias angustiadas sem saber o que fazer.

A prefeitura de Osasco cedeu um ginásio para que pudessem se abrigar, mas muitos preferiram fazer vigília no campinho de futebol próximo ao local ou dormiram em casas de parentes e vizinhos solidários, que ofereceram suas salas para hospedá-los. Na noite do incêndio, vizinhos, militantes e ativistas de movimentos estiveram no local e levaram água, alimentos e cobertores.

Causa ainda não foram anunciadas
Os moradores da Ocupação Esperança haviam recebido, em agosto, uma sentença judicial que estipulava um prazo até outubro para que fosse realizado o despejo do terreno onde moram há três anos. Entretanto, no início dessa semana, a prefeitura de Osasco entregou um decreto de desapropriação do terreno para fins de moradia social, o que foi considerado uma vitória diante da ordem de despejo.

Reconstrução
Os moradores da ocupação Esperança contam com a solidariedade para a reconstrução de suas casas. Em São Paulo, já foi iniciada uma campanha de doações com arrecadação em diversos pontos. Também foi divulgada uma conta bancária, para contribuições financeiras. De imediato as vítimas do incêndio precisam de água, alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas, cobertores e colchões. Além disso, precisarão de material para reconstrução dos barracos: móveis usados, madeirite, telhas, lona.

A CSP-Conlutas convoca ativistas, movimentos sociais e sindicatos a se solidarizarem com a Ocupação Esperança.

Conta bancária para doações
Banco do Brasil
Agência: 4223-4
Conta corrente: 10.933-9
CNPJ: 07.887.926/0001-90

Locais de recebimento de doações
Sede da CIA Kiwi de teatro
Rua Frederico Abranches, 189, próximo ao Largo da Santa Cecília.

CIEJA Campo Limpo
Cabo Estácio da Conceição, 176 – Parque Maria Helena

EMEF Dr. Sócrates Brasileiro, Território do Povo
Professora Nina Stocco, 597 – Jardim Catanduva

Apeoesp Santo Amaro, MML
Cerqueira Cesar 480 – Santo Amaro

Associação Cidade Escola Aprendiz, Casa da Mulher
Padre João Gonçalves, 152 – Vila Madalena

Atados, Casa da Mulher
Taçaindá, 81 – Pinheiros
Rua Gustav Willi Borghof, 480 – Barra Funda.

Sarau do Binho e Felizes – Casa da Suzi e Binho – Campo Limpo

* Edição do ANDES-SN

Fonte: ANDES-SN