Professores da Ufes aderem à paralisação nacional nesta quinta-feira, 29

Ato Público, plenária, aulões e outras atividades organizadas pela comunidade acadêmica deverão marcar o dia de paralisação nacional, rumo à Greve Geral

Reunida em Assembleia Geral na manhã desta terça-feira, 27, na sede da Adufes, os professores decidiram parar as atividades nesta quinta, 29. Os/as presentes na plenária avaliaram que, diante das ameaças aos direitos sociais, aos serviços públicos em geral e à educação, em particular, é necessário e urgente manter a mobilização e intensificar a unidade com os demais trabalhadores/as.

Ato Público. Em Vitória, a categoria reforçará o protesto que sairá do campus de Goiabeiras/Ufes. A concentração será às 8 horas, no Teatro Universitário. Os trabalhadores e representantes de movimentos sociais e populares seguirão em caminhada pela Fernando Ferrari e Reta da Penha. Inicialmente, a caminhada seguirá até a Findes, mas outros trajetos não estão descartados.

Os trabalhadores irão protestar contra as medidas de arrocho defendidas pelo governo Michel Temer. Os manifestantes denunciarão os ataques aos direitos contidos em uma série de medidas como o PLP 257/16, a PEC 241/16, e as anunciadas reformas Previdenciária e Trabalhista.“Inúmeras categorias fizeram assembleias e deliberaram por integrar o dia de paralisação nacional. Tivemos hoje em nossa plenária um termômetro muito claro de que os professores já se atentam para os riscos que todos nós corremos com as propostas de retirada de direitos. A atividade desta quinta-feira, 29, será um esquenta para a greve geral, prevista para ocorrer na segunda quinzena de outubro”, disse o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. 

Panfletagem. Durante todo percurso os trabalhadores distribuirão panfletos diversos explicando a sociedade capixaba os principais ataques em curso aos serviços públicos. A atividade faz parte da Jornada de Lutas chamada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), da qual o Sindicato Nacional (Andes-SN) faz parte. No ES, a jornada está sendo convocada pela Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e Serviços Públicos, que tem como integrante a Adufes, a CSP Conlutas e várias outras entidades. 

Plenária e aulões. O calendário de atividades desta quinta-feira, 29, prevê ainda a realização de plenária, às 17 horas, na sede da Adufes.  Na ocasião, os professores e trabalhadores de outros segmentos deverão socializar informações de interesse comum. No mesmo horário, estudantes de Ciências Sociais promovem aula pública para debater o desmonte da educação.   

A plenária desta terça-feira contou com a presença de discentes e representantes e trabalhadores da base do Sintufes (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Ufes). 

Veja fotos da Assembleia Geral Adufes


Fonte: Adufes