Rumo à Greve Geral: Comissão de Mobilização Unificada é ampliada

A reunião ocorreu na tarde de terça-feira (04), na sede da Adufes.   A Comissão de Mobilização tem reunião agendada para o próximo dia 11/10 (também uma terça-feira) na sede da Adufes. 

Welligton falandoProfessores, técnico-administrativos e estudantes da Ufes estiveram mais uma vez juntos debatendo propostas de enfrentamento e de resistência à retirada de direitos dos trabalhadores. Na terça (04), os três segmentos discutiram formas de mobilização e houve a inclusão de mais participantes na Comissão. 

“Esse grupo tem como finalidade discutir e criar uma agenda de luta e mobilizar toda a comunidade contra o corte de verbas, a PEC 241/Abdalla falando 2016, o PLP 257/2016 (atual PLC 54/16), as reformas da Previdência e Trabalhista, além da contrarreforma do Ensino Médio”, ressaltou o professor do Departamento de Filosofia, Maurício Abdalla, integrante da comissão. 

Visando o debate rumo à Greve Geral, foi sugerida pelos presentes a promoção de debates, aulas públicas, panfletagens, atividades de rua em conjunto com outras entidades e movimentos – tanto dentro da Universidade como fora – para divulgar os prejuízos dos projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional. 

Reuniões Setoriais. Para o diretor da Adufes, Fábio Castro, a ideia é fortalecer a mobilização nos campi, por meio de reuniões nos espaços de trabalho, e também junto a outras categorias. “É importante que a luta não fique restrita à universidade. Os ataques do governo atingem servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada”, destacou. 

Fabio falandoA professora do Departamento de Serviço Social da Ufes, Juliana Iglesias, também lembrou a importância da comunidade universitária se opor a esse governo e suas políticas antitrabalhador. “A situação política exige participação e envolvimento efetivo para avançar rumo à Greve Geral. Para isso é importante reuniões setoriais e assembleias unificadas”, defendeu. 

Mobilização estudantil. Em apoio às ações contra a retirada de direitos, de ataques à educação e demais serviçosEstudantes reunio 04 públicos e pelo Fora Temer, estudantes da Ufes têm realizado rodadas de assembleias, debates e aulas públicas. Os discentes também estão debatendo a Projeto de Lei Complementar (PLC) 257 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241. 

“A universidade pública sofre com os cortes orçamentários”, disse Evylin Cristina Santana, lembrando que o problema está tão grave que afeta, inclusive, o Restaurante Universitário. “Não há feijão e muito menos suco nas refeições. Os livros na biblioteca central estão defasados, há prédios com rachaduras e várias obras paralisadas. Estamos diante do caos e a saída é a luta coletiva”, disse a estudante do Centro de Ciências Sociais. 

Fonte: Adufes