Estudantes ocupam Ifes São Mateus contra PEC 241, reforma do ensino médio e Escola Sem Partido


Cerca de 80 alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Ifes) de São Mateus, no norte do Estado, e de escolas da rede estadual ocupam desde terça-feira (11) a sede da instituição em protesto contra pautas conservadores do governo Michel Temer (PMDB), como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, a PEC do Teto dos Gastos, a medida provisória de reforma do ensino médio e o projeto Escola Sem Partido.

“Existe um movimento nacional contra essas questões e resolvemos colocar o Espírito Santo no mapa das ocupações”, diz o secundarista Luiz Philipe Machado, da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Mateus. Os estudantes iniciaram a ocupação do local por volta das 18h de terça. Desde então, as aulas na instituição estão suspensas.

Os estudantes condenam o congelamento de investimentos previstos pela PEC 241, sobretudo em saúde e educação, criticam a falta de diálogo para mudar o ensino médio – “A reformulação do ensino médio não pode ser por medida provisória”, diz o estudante – e condenam, igualmente, a Escola Sem Partido por “não permitir o pensamento crítico”. 

O estudante diz que a ocupação segue com tranqüilidade. Não foi registrada nenhuma ameaça por forças de segurança do Estado, nem retaliações por parte da instituição, como por exemplo, cortar água ou energia. O funcionamento do prédio segue em condições normais. O movimento está recebendo doações de alimentos de sindicatos de trabalhadores do norte capixaba.

Cresce a ocupação de escolas contra a MP da Reforma do Ensino Médio

 

Fonte: Século Diário