MANIFESTO DE APOIO AOS ESTUDANTES QUE OCUPAM UNIDADES DO IFES E ESCOLAS NO ES

A Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) vem declarar apoio à luta dos estudantes secundaristas capixabas e do país que ocupam escolas, institutos federais e universidades, contra a reforma do ensino médio, a PEC 241, o Escola sem Partido e contra o corte de recursos para Educação previstos no Orçamento da União de 2017.

Desta forma, a manifestação estudantil é legítima, tendo inclusive convergência com a luta de todos os trabalhadores. Entendemos que as propostas de mudança do ensino médio acarretarão modificações estruturantes, de caráter tecnicista e que não avançam na política pedagógica de formação cidadã. Ao contrário, teremos uma educação voltada para cumprir as exigências do mercado de trabalho.

Somos a favor de um projeto de educação construído em conjunto com a comunidade escolar, em contraposição ao modelo autoritário e excludente que os governantes praticam. A pauta de reivindicação, portanto, é coletiva. Não vamos aceitar a retirada de direitos dos trabalhadores/as, muito menos as decisões unilaterais e arbitrárias de mudança na educação.

A Adufes saúda o esforço dos/as estudantes e afirma que este é um momento de unirmos forças para cobrar tudo que está sendo ameaçado.

 Vitória, 20 de outubro de 2016

A DIRETORIA DA ADUFES

Leia Mais: Ocupação do Ifes recebe apoio da Adufes