Ocupação do Ifes recebe apoio da Adufes


Diretoria da Adufes esteve na unidade de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, na quarta-feira, 19, para demonstrar solidariedade aos estudantes  que ocupam o local 

O movimento, que conta com adesão dos discentes do Ifes de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, se posiciona contra a PEC 241 e a MP do Ensino Médio.  A Adufes apoia a iniciativa estudantil e participará de ato nacional nesta segunda-feira, 24, em Vitória, contra as medidas de retrocesso do Governo Temer, com foco especial, neste momento, na PEC 241 e na MP do Ensino Médio.

“Não temos previsão de deixar a escola. Só saímos daqui quando a PEC 241 e a medida provisória caírem”, disse o estudante Guilherme Marcelino, do  curso Técnico Integrado em
Eletromecânica. O presidente da Adufes, José Antônio Rocha, e a diretora do sindicato, Bernardete Gomes Mian, foram recepcionados de forma calorosa pelos alunos no pátio da instituição.

Sentados no chão, eles relataram que estão bem organizados e que desde a última segunda-feira, 17, se revezam na ocupação. São ao todo cerca de 200 estudantes. No local, eles dividem os serviços de vigilância, limpeza e cozinha. Salas de aulas foram reservadas para dormitórios, refeitório e espaço de imprensa para divulgação das atividades do movimento.

“Estamos juntos nessa luta. A direção da Adufes está à disposição para o que precisarem”, informou o presidente do Sindicato, professor José Antônio da Rocha Pinto, ressaltando que os educadores  estão solidários ao movimento. Para Rocha, a contrarreforma do Ensino Médio está sendo imposta de forma arbitrária, sem consulta à comunidade escolar e à sociedade em geral. “Como alguém pode imaginar uma educação plural e democrática sem aulas de filosofia, sociologia, artes e educação física? Isso é inadmissível”, destacou.

Luta conjunta contra os cortes. “O que está acontecendo é muito gratificante e inspirador, pois a comunidade escolar está lutando por uma educação pública de qualidade”, ressaltou a professora aposentada da Ufes, Bernardete Mian. Ela lembrou que no Brasil o sucateamento da educação pública não é novidade.

“Com a PEC 241, vamos ter diminuição nos investimentos em educação e saúde, o que acarretará piora ainda maior nas condições de trabalho e de estudo, maior probabilidade de privatização e terceirização (por meio de parcerias público-privadas e outros meios)”, destacou Bernadete.

Na conversa com os alunos, a professora aposentada expôs sua trajetória de luta pelos direitos dos educadores, parabenizando a todos pela organização e pelo apoio também às reivindicações dos docentes. “Nós já enfrentamos muitas greves e mobilizações para garantir os direitos da nossa categoria. Vocês, para nós, são exemplo, de esperança”, salientou.

O movimento de ocupação se espalha por todo o país. Há escolas ocupadas no Espírito Santo (Ifes Cachoeiro e São Mateus), São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Os estudantes protestam contra as medidas impostas pela PEC 241, que prevê um teto para os gastos do governo federal; contra a Medida Provisória nº 746, que trata da reforma do Ensino Médio; contra o Projeto de Lei nº 193, referente a escola sem partido; e contra a retirada dos Institutos Federais da lista que classifica as escolas do país pela nota do Enem. 

Convocação. O Sinasefe está convocando estudantes de diversos campi do Ifes, inclusive do Frente-do-panfleto-convite-24-de-outubro-de-2016-sem-marca-de-corte-296x405interior, para ato público em Vitória na próxima segunda-feira, 24. Caravanas estão sendo organizadas com participação de servidores e docentes da instituição.

A concentração do ato será às 14 horas, na Praça de Jucutuquara, e a passeata seguirá para o Palácio Anchieta, no Centro da Capital. No local, haverá um aulão sobre a PEC 241 com o professor de matemática do campus Ifes/Vitória Antônio Henrique Pires. A data é emblemática, pois nesse mesmo dia pode ser iniciada a votação em segundo turno da matéria no plenário da Câmara dos Deputados.

Veja fotos da visita à ocupação Ifes Cachoeiro de Itapemirim

Leia aqui nota do Sindicato em  da Adufes

Fonte: Adufes (com informações do Sinasefe)