Semana de mobilização contra a retirada de direitos será de 17 a 20

A Comissão de Mobilização Unificada organizou várias agendas que envolvem, inclusive, panfletagens em salas de aulas e exibição de vídeos em corredores, cantinas e outros espaços de vivência na Ufes.

O objetivo das atividades é denunciar para a comunidade acadêmica, visitantes dos campi e a população em geral sobre os principais ataques do governo Temer aos direitos trabalhistas, à Previdência Social e aos serviços públicos, como educação e saúde.

Para o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, o governo tem anunciado que precisa fazer o ajuste fiscal para salvar o nosso país, mas não é verdade. “Vai salvar os banqueiros, os grandes investidores e o capital, e o trabalhador vai pagar a conta”, destaca. Para ele, a saída é a luta coletiva. “Precisamos dialogar dentro e fora da universidade sobre a necessidade de construir uma greve geral contra a retirada de direitos promovidas pelo governo e isso é urgente”, defende Rocha.  

Agenda. Estão previstas de segunda a quarta-feira (17, 18 e 19/10) atividades em pontos estratégicos: nos Centros de Educação Física eCortes servios publicos Desportos (CEFD), Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Centro Tecnológico (CT), Cemuni – em Goiabeiras e no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Maruípe; no interior, também integrarão as ações de luta os Centro Universitário Norte do ES/ Ceunes e os Centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS).

Durante esses dias serão desenvolvidas ações de mobilização com finalidade de discutir o corte de verbas, a PEC 241/16, o PLP 257/2016 (atual PLC 54/16), as reformas da Previdência e Trabalhista, além da contrarreforma do Ensino Médio.

Nesses centros, professores, estudantes e técnico-administrativos chamarão todos para lutar contra os ataques e se posicionar em defesa dos direitos sociais. Na ocasião, a comunidade também poderá discutir a importância da Paralisação Nacional prevista para ocorrer em 25/10 e o Indicativo de Greve Geral, 09/11.  

Solicitação. A Comissão de Mobilização Unificadasolicita aos professores e outros membros da comunidade acadêmica que queiram participar ajudando na panfletagem e na exibição dos vídeos, que entrem em contato pelo email jarpint@hotmail.com. É importante indicar o horário e espaço onde pretendem realizar as atividades.

Ceunes. No Centro Universitário Norte do ES/Ceunes, em São Mateus, haverá uma mesa de debate, na quinta-feira (20/10), para discutir a Proposta de Emenda à Constituição 241/2016, que limita, por 20 anos, as despesas primárias da União aos recursos do ano anterior corrigidos apenas pela inflação do período. Tal proposta, na verdade, visa aumentar o superávit primário e destinar recursos ao pagamento de juros e amortização da dívida pública. O debate será realizado às 17 horas, no auditório do Ceunes. 

Mobilização no Sul do ES.  Em Alegre, nos Centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) será realizado na quarta-feira (19/10), reunião com a diretoria da Adufes sobre os ataques do governo. Os docentes poderão ainda levar demandas jurídicas e questões referentes à pauta local. O horário e local da atividade serão informados em breve.

Assembleia 20 10Panfletagem em Vitória. Na manhã de quinta-feira (20), a comunidade acadêmica fará intensa panfletagem na Avenida Fernando Ferrari e mediações da Ufes. O objetivo é atingir o maior número de pessoas para debater os ataques aos direitos dos trabalhadores. Nesse dia, de acordo com a Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e Serviços Públicos, que também realizarão atividades de mobilização, serão feitas ações de conscientização em vários pontos de Vitória. “A ideia é fazer um ‘esquenta’ para o dia de Paralisação Nacional, em 25/10. Por isso é importante apresentar à população os principais ataques do governo Temer”, ressalta a diretora da Adufes Edinete Maria Rosa.

Professores discutem paralisação e indicativo de greve geral. A semana de mobilização contará com Assembleia Geral dos Docentes. Será na quinta-feira (20), tendo como pauta a paralisação do dia 25 e o indicativo de greve geral, 09/11.

“As reformas da previdência e trabalhista, somada as outras medidas do chamado “ajuste fiscal”, atacam a todos os trabalhadores, aumenta o desemprego e reduzir os investimentos públicos em saúde e educação”, lembra o presidente da Adufes.

Participe das atividades de mobilização e fortaleça a luta. A saída é coletiva!

Fonte: Adufes