ANDES-SN define rodada de assembleias e agenda de mobilização para novembro

 
Sindicato irá integrar marcha nacional à Brasília, prevista para o dia da votação da PEC 55 no Senado
 
A reunião dos setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) do ANDES-SN, realizada nesse final de semana (5 e 6), definiu uma agenda de mobilização para o mês de novembro para intensificar a luta conta a Proposta de Emenda à Constituição 55 (ex PEC 241) e contra a Medida Provisória 746/2016, que promove a reforma do ensino médio. 
 
Os representantes das seções sindicais indicaram também a realização de rodada de assembleias gerais, entre 7 e 17 de novembro, para discutir e deliberar sobre o indicativo de greve docente em articulação com os setores da educação, com a seguinte pauta: contra a PEC 55 (PEC 241 na Câmara) e contra a MP 746/2016, bem como definir a temporalidade da greve docente, conforme aponta nota conjunta dos setores. Os resultados das assembleias serão avaliados em reunião conjunta dos Setores nos dias 19 e 20 de novembro.
 
Manifestações e ações nos estados
Nesta sexta-feira (11), os docentes de todo o país deverão se unir às demais categorias do setor público e da iniciativa privada em manifestações nos estados, no Dia Nacional de Luta com mobilização, protestos e paralisações. Outra grande manifestação com paralisações está prevista para o dia 25 de novembro. Já nos dias 28 e 29, para quando está prevista a votação em primeiro turno da PEC 55 no Senado, o ANDES-SN irá integrar da Marcha Nacional à Brasília.
 
Os docentes definiram ainda criar comitês locais em defesa das ocupações das escolas, institutos federais, Cefets e universidades públicas, em articulação com os movimentos sociais e outros segmentos da classe trabalhadora. Além disso, durante esse mês, a categoria deve ampliar a pressão sobre os senadores e senadoras nos estados e no Senado federal para votarem contra a PEC 55 e ampliar a exposição pública dos deputados que votaram pela aprovação da PEC 241/2016 (atual PEC 55/2016).
 
O Sindicato Nacional irá manter as articulações com as entidades do setor da educação para a construção das mobilizações durante esse mês, tendo como perspectiva a construção da greve geral e também solicitará reunião com as entidades representativas dos dirigentes de Instituições Federais e Estaduais de Ensino – Andifes, Abruem, Conif e Condcap. 
 
Outra orientação é que as seções sindicais realizem levantamento do número de vagas docentes não liberadas pelos ministérios da Educação e do Planejamento (MEC/Mpog) e pelos governos estaduais para suas respectivas Instituições de Ensino. 

De acordo com Claudio Ribeiro, 1º vice-presidente da Regional Rio de Janeiro e um dos coordenadores do Setor das Ifes do ANDES-SN, a reunião foi muito importante pela grande presença de seções sindicais dos dois setores do ANDES-SN. “Ou seja, o sindicato trabalhando de uma forma ainda mais integrada, pelo entendimento que a construção da greve geral não vai se dar de forma isolada”, comenta.

Ribeiro reforça que o calendário aprovado inclui, além da continuidade da construção da greve geral,  a participação dos docentes nos atos nacionais dos dias 11, 25, 28 e 29. “Estamos jogando muito peso nessa participação, pois representa cada vez mais um acúmulo de mobilização, principalmente para os dias 28 e 29, que o próprio Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais [Fonasefe] também incorporou ao calendário, para podermos barrar a PEC na primeira votação no senado. Então, é muito importante que as seções participem e também já  se envolvam criando os comitês de apoio às ocupações, intensificando o diálogo com os estudantes. Essa estratégia é  muito forte e importante, tanto para a construção da greve geral, e ao mesmo tempo para reforçar a movimentação nos dias 11, 25, 28 e 29”, explicou. 

 
AGENDA 
07 a 17/11 – Rodada de AG para discutir e deliberar sobre o indicativo de greve docente, em articulação com o setor da Educação.
11/11 – Dia Nacional de Luta com mobilização, protestos e paralisações.
19 e 20/11 – Reunião dos Setores (IFES + IEES/IMES) para tratar do resultado da rodada de AG.
21 a 24/11 – Rodada de AG para deflagrar ou não a greve do ANDES-SN (a depender dos encaminhamentos dos setores dos dias 19 e 20/11);
25/11 – Dia Nacional de Luta com mobilização, protestos e paralisações.
28 e 29/11 – Marcha Nacional à Brasília (conforme indicação sendo construída com o setor da Educação e a ser construída com Fonasefe);
 
Confira o relatório da reunião do Setor das Ifes

Fonte: ANDES-SN