Estudantes da Ufes aprovam greve por tempo indeterminado

 

A plenária ocorreu no campus de Goiabeiras, em Vitória, na noite dessa terça-feira, 09, com cerca de 2 mil participantes. Agora, os estudantes se preparam para integrar o Dia de Luta e Paralisações contra a PEC 55 nesta sexta-feira (11). A concentração será às 12 horas, no INSS – Beira Mar.

Nessa terça-feira os discentes da Ufes se somaram às mais de 10 universidades, em todo Brasil, que aprovaram a greve estudantil contra a PEC 55, que tramita no Senado. Centenas de estudantes da Ufes participaram da votação, que aconteceu em frente ao prédio da Reitoria. A assembleia foi convocada pelo Conselho de Entidades de Base (CEB), formada pelos Centros e Diretórios Acadêmicos.

A estudante de Serviço Social, Luna Alves, informou que 1.173 alunos foram a favor da greve. “O resultado favorável ao movimento paredista engloba os números da votação de Alegre. No campus de Maruípe, em Vitória, e no Ceunes (São Mateus – no norte do ES), os discentes reprovaram a greve. No total, foram 731 contra o movimento”, esclareceu. A greve estudantil começa na quarta-feira (16), mesmo dia em que o os técnico-administrativos da Ufes também pararão as atividades por tempo indeterminado.

Pauta estudantil. Os acadêmicos aprovaram em assembleia geral o adiamento do Coneufes (Congresso dos estudantes), entidade máxima de deliberação. Também aprovaram a criação de um vídeo com declarações em apoio aos três estudantes negros que estão sendo processados por ocupação do prédio da reitoria em 2015. Os estudantes decidiram ainda por um abaixo-assinado pedindo arquivamento imediato do processo, que deve ser protocolado nos próximos dias.

Os discentes organizarão ainda um ato público contra o corte de 300 bolsas de assistência estudantil. Os mais afetados pelas medidas são os cotistas e discentes de baixa renda. O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) subsidia os estudantes para que não deixem os estudos. “Sem o auxílio dificilmente conseguiremos permanecer na universidade. O número de evasões será alto”, ressaltou Ana Pereira de Santos, bolsista e estudante do curso de pedagogia. A plenária discutiu também a suspensão do calendário acadêmico. Uma comissão foi tirada para fazer um documento a ser encaminhado ao reitor exigindo mudança no calendário de aulas 2016/2017.

Ocupações. Enquanto os estudantes secundaristas estão sendo obrigados a sair de várias das escolas ocupadas devido a ordens de reintegração de posse, cumpridas com forte aparato repressor policial, os estudantes universitários ampliam o movimento em todo o país. Na Ufes, além da Rádio Universitária e TV Ufes, há 13 centros ocupados. Em todo país, já são mais de 60 universidades federais e estaduais ocupadas, além de mais de 1100 escolas e institutos federais.

Ato contra a PEC 55. Em Vitória, o Dia de Luta e Paralisações nesta sexta-feira, 11, será marcado por protestos contra os ataques aos direitos sociais. A concentração para o ato público será às 12 horas, em frente da agência do INSS, na Avenida Beira-Mar, de onde os trabalhadores e estudantes sairão em marcha com destino à Praça de Jucutuquara (próximo ao Ifes). De lá, por volta de 14h30, a marcha unificada seguirá para o Palácio Anchieta, Centro.

Fonte: Adufes