Greve na Ufes: Comando Unificado define agenda comum de mobilizações


Comando Unificado de Greve (CUG) definiu agenda comum de mobilização até sexta-feira, 25/11, Dia Nacional de Protestos, Paralisações e Greves. Próxima reunião do Comando Unificado será na quarta (23), às 14h, na Adufes

Em reunião nesta sexta-feira (18/11), na sede da Adufes, o Comando Unificado, formado por professores, técnico-administrativos e estudantes, elaborou calendário de atividades de mobilização para fortalecer o movimento. As ações serão desenvolvidas inicialmente nos campi da Grande Vitória e no Ceunes (em São Mateus) e outras estão sendo planejadas para o campus de Alegre (Sul do Estado).

O Comando preparou Carta Aberta à população explicando as razões da greve e a agenda da semana que inclui palestra, debates sobre a greve e plenária para construção do Dia Nacional de Paralisação, que vai ocorrer na sexta-feira, 25.  De segunda a sexta, serão realizadas reuniões setoriais em vários Centros e Departamentos da Ufes visando avançar no processo de mobilização.

Calendário Acadêmico. O Comando Unificado já solicitou reunião com o reitor Reinaldo Centoducatte para segunda-feira, 21, para tratar da suspensão do calendário de aula e também buscar garantias de que as ocupações dos estudantes não sejam tratadas pela via judicial, nem por ação policial, e sim com diálogo.

Na avaliação do Comando, a greve por tempo indeterminado é histórica e visa especialmente pressionar o governo federal contra a aprovação do projeto que limita gastos (PEC 55); a MP 746, chamada reforma do ensino médio; Projeto Escola sem Partido/Lei da Mordaça; além das reformas da previdência e trabalhista.

A paralisação dos professores, técnico-administrativos e estudantes cresce a cada dia em todo o país e, na Ufes, a situação não é diferente. Iniciado dia 16/11, após deliberações de Assembleias Gerais dos três segmentos, o movimento, nesta primeira semana, já ganhou a adesão da maioria das unidades acadêmicas da universidade.
Veja fotos da reunião do Comando Unificado

Acompanhe e participe!

Segunda-feira – 21/11
Reunião com o reitor – (horário a confirmar)
Comando Unificado fará contato com representantes do
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)

Terça-feira – 22/11

Debate promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho (NET), vinculado ao Departamento de Serviço Social
Palestrante: professor Ricardo Antunes (Unicamp) 
Horário – 8h30 
Local: Auditório Manoel Vereza/CCJE (campus de Goiabeiras/Ufes)

Plenária dos Movimentos Sociais (Sindical e Popular) – organizada pela Frente Estadual em Defesa da Previdência para definição do horário e local da atividade de rua do dia 25/11
Horário: 13h30
Local: sede da Adufes 

Quarta-feira – 23/11 Debate no Ceunes sobre a greve unificada
com participação do Comando Unificado
Horário e local: sendo definidos

Reunião do Comando Unificado de Greve – para traçar próximas atividades da greve
Horário – 14 horas
Local – sede da Adufes

Quinta-feira – 24/11
Sem atividade do Comando Unificado. Livre para atividades dos Comandos Locais de Greve (CLG)
Sexta-feira – 25/11- 

DIA NACIONAL DE PROTESTOS, PARALISAÇÕES E GREVES –
Além da participação das atividades do Dia Nacional das centrais sindicais, haverá Ato de Rua Unificado organizado pela Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e dos Serviços Públicos
Horário e Local de concentração: definição na próxima reunião do Comando Unificado.

DIA NACIONAL DE PROTESTOS, PARALISAÇÕES E GREVES – Ato em São Mateus.
Horário e local de concentração:
em definição

Fonte: Adufes