Adufes recebe doações para escolas ocupadas


As doações serão recebidas de segunda a sexta, de 9 às 18 horas, no segundo piso.

O sindicato começou hoje, terça-feira, a disponibilizar o espaço da sede, em Goiabeiras – Vitória, para receber doações de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal para as escolas da Rede Estadual, IFEs e Ufes ocupadas pelos estudantes em luta contra a PEC 241, o projeto “Escola sem Partido”, a contrarreforma do ensino médio (MP 746/16).

O próprio sindicato fez doações em escolas e presta apoio político aos estudantes em protesto. “Os discentes necessitam de alimentação, material de limpeza e colchonetes. É preciso que sejamos solidários com essa causa, eles precisam de ajuda”, enfatiza o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Ocupações. Os pontos de manifestação também se tornaram espaços de formação política, de ensino e aprendizagem. As ações são programadas por estudantes e voluntários, que desnvolvem atividades culturais diversas, palestras, aulas preparatórias para o Enem e panfletagens, por exemplo. Os alunos realizam tarefas de forma autogestionária, estabelecem rotinas de conservação da escola, segurança, atendimento à comunidade e organização.

Mobilizações no Estado. Em todo ES, o levantamento mais recente do movimento mostra que são cerca de 60 escolas estaduais, três Institutos Federais (IFEs), e sete centros da Ufes continuam ocupados.

Veja aqui o Mapa das Ocupações no ES.

Fonte: Adufes