Profissionais da saúde entram de greve por tempo indeterminado

O sindicato dos enfermeiros, que integra o Fórum em Defesa da Saúde Pública, a qual a Adufes também faz parte, luta contra a PEC 55 e por melhores condições de trabalho.

Em greve, há quase um mês, os enfermeiros mantêm o atendimento de urgência e emergência, nos hospitais públicos e privados do ES. O grupo já realizou cerca de cinco reuniões com as empresas, mas até o momento sem nenhum avanço. “A negociação não ocorreu nos prazos que a legislação estabelece. Por isso, para garantir a data base da categoria, foi necessário à deflagração da greve”, disse o diretor do Sindienfermeiros Cristiano Silva Lopes, lembrando que a categoria não teve reajuste salarial no governo Paulo Hartung.

A pauta é em defesa da reposição salarial, pois hoje a perda consiste em 44, 83 % (cálculo do DIEESE); que a data base seja no dia 1° de outubro de cada ano; o pagamento da insalubridade aos enfermeiros (a maioria dos hospitais vem negligenciando esse direito); e a implementação de um descanso semanal remunerado. “Lutamos por dignidade e respeito, uma pauta que é comum a todos os trabalhadores”, defendeu Cristiano.

O movimento paredista luta ainda contra a PEC 55 do Fim do Mundo que restringe os já insuficientes investimentos públicos em saúde e educação, além das Reformas Trabalhista e da Previdência.

Fonte: Adufes