Amanhã, 13/12: Trabalhadores se unem em grande ato conta a PEC 55

Na Ufes, o Comando Unificado de Greve  fará ato público a partir das 9 horas, no campus de Goiabeiras, em Vitória. A concentração será na sede da Adufes

Os docentes, técnico-administrativos e estudantes da Ufes, que estão em greve desde 16 do mês passado, vão engrossar as manifestações contra a votação da PEC que corta investimentos em educação e saúde por vinte anos.  No ato nacional desta terça-feira, 13, os manifestantes protestarão também contra a PEC 287/2016, que promove a reforma da Previdência, e a Medida Provisória 746, que tramita na Câmara como Projeto de Lei de Conversão (PLV) 34, e que promove a reforma do Ensino Médio e, ainda, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 204/2016, que busca legalizar o esquema de geração de grandes somas da dívida pública brasileira.

Além da Ufes, entidades sindicais e populares preparam panfletagens e caminhada na Grande Vitória. A Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e dos Serviços Públicos, que integra vários sindicatos, organiza o “Ocupa Centro de Vitória”, a partir de 8 horas, com concentração na Praça Costa Pereira.

PEC 55 x AI-5. “Vamos às ruas contra o pacote de medidas conservadoras deste governo que tem atacado os direitos dos trabalhadores com projetos de leis, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição”, diz o presidente da  Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. O professor lembra que no dia 13 de dezembro de 1968, ou seja, há 48 anos,  o governo militar do general Costa e Silva decretou o Ato Institucional (AI 05), produzindo um elenco de ações arbitrárias de efeitos duradouros.  

“A história se repete. A PEC 55 representa um projeto de poder neoliberal, ultraconservador e excludente que amarra o Brasil aos rentistas”, destaca Rocha, lembrando que a PEC 55 revoga a Constituição de 1988 sem que para isso se convoque uma Constituinte.  

Leia Mais : Docentes entregam carta a senadores contra PEC 55

Fonte: Adufes