Comando de Greve Unificado panfleta nos centros da Ufes

O CGU distribuiu a comunidade acadêmica carta aberta à população, que explica a luta contra o chamado “ajuste fiscal” e a PEC 55.

A mobilização começou cedo, às 6h30 desta terça-feira (06/12), e foi realizada por professores, técnicos e estudantes da universidade. A atividade foi promovida em Goiabeiras e nos centros de Alegre, sul do ES. Na quinta-feira, 8, será a vez do Comando Unificado panfletar no campus de Maruípe, no Hospital Universitário, pela manhã. O objetivo da ação é alertar a sociedade para a ameaça ao sucateamento do serviço público brasileiro.

Os representantes do comando distribuíram panfletos nas entradas da universidade, nas cantinas, nos estacionamentos e nas salas de aulas. O grupo denunciou as maldades causadas pela PEC 55, que tramita no Senado Federal e institui o teto de gastos na Administração Pública. No que se refere ao ensino superior, a proposta – caso seja aprovada -, limitará o orçamento das instituições e colocará em risco o pleno desenvolvimento  das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Limitará ainda os investimentos na saúde pública e na política de assistência social, concretizando a total destruição dos serviços públicos.

“Dialogamos com a comunidade universitária que demostrou muita indignação com o possível congelamento dos investimentos sociais”, disse a professora do departamento de Serviço Social e integrante do CUG, Gilsa Barcelos, que panfletou no CCJE. O professor Cleberson de Deus Silva, que também participou da atividade, defendeu que a situação só poderá mudar com o crescimento das lutas. “Não podemos cruzar os braços diante dos ataques aos nossos direitos. A nossa luta é importante e urgente”, lembrou.

Em Maruípe, no Hospital Universitário, a panfletagem ocorrerá quinta-feira (8), a partir das 6h30. Participe das atividades e fortaleça luta!

Agenda. O Comando Unificado de Greve elaborou um calendário de atividades de mobilização para fortalecer o movimento paredista. As diversas ações de luta serão desenvolvidas em todos os centros da Ufes.

Nesta quarta-feira, 8, a Adufes convida chefias de departamentos e docentes para reunião sobre ameaças de corte de ponto, às 17 horas, na sede do sindicato. O objetivo do encontro é discutir acerca da frequência dos professores durante o movimento paredista, bem como a participação dos professores substitutos e em estágio probatório na greve.

Confira a agenda

Fonte: Adufes