Em debate: “O Desmonte do Estado Democrático de Direito”

Esse é o tema do debate desta sexta-feira, 16, às 17 horas, no Cine Metropolis da Ufes, em Vitória. A atividade, que tem o apoio da Adufes, contará com exibição de filme e palestra de Eugênio Aragão, subprocurador Geral da República e ex-ministro da Justiça da presidente afastada Dilma Rousseff.

Grande crítico da Operação Lava Jato, Eugênio Aragão falará sobre o desmonte do estado, as causas e consequências desse processo e o que levam instituições a terem o descrédito da população, caso da Justiça, Congresso Nacional, Ministério Público e Polícia Federal, por exemplo.  

Com vasto conhecimento em Direito Internacional, Responsabilidades do Estado e Investigações Penais, Aragão é Doutor em Direito pela Ruhr-Universität Bochum (Alemanha) e Mestre em Direito Internacional de Direitos Humanos (Inglaterra).  Antes, porém, da palestra de Aragão haverá exibição do filme “Advogados contra a ditadura”, que traz o relato do trabalho de advogados brasileiros na época da ditadura de 64.

Entre os profissionais apresentados pelo filme está Antônio Modesto da Silveira, considerado um dos maiores defensores de presos políticos e familiares de desaparecidos e sequestrados pelo regime ditatorial brasileiro.  O debate “Desmonte do Estado Democrático de Direito”, é uma atividade do Fórum Memória e Verdade-ES e tem o apoio – além da Adufes – da União Nacional dos Estudantes (Une), União dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo (UESES), União da Juventude (UJS), ACPD, ASSIM e CUT/ES.

Fonte: Adufes