Hoje: Comando Unificado de Greve realiza Cine Debate na Ufes

Logo mais, às 14 horas, haverá exibição do filme “O Sal da Terra”, seguido de debate sobre a luta política das mulheres pela emancipação social.  A sessão será na Tenda da Greve, no campus de Goiabeiras/Ufes. Participe!

O Comando Unificado de Greve – formado por docentes, técnico-administrativos e estudantes da Ufes – realiza nesta segunda-feira, 05/12,  mais uma atividade de mobilização e de formação política.  “O Sal da Terra” tem como foco uma greve de mineiros numa cidade do Novo México. Na trama, as condições de vida e de trabalho impostas pelos encarregados da mina e no centro da narrativa, um casal de origem hispânica.

O foco de tensão é a firme determinação do marido de impedir que sua mulher se envolva no encaminhamento da greve. No entanto, ele enfrenta da parte dela forte determinação para, com outras companheiras, participar do movimento grevista.  No decorrer da greve, os papéis de Ramon e Esperanza, personagens centrais, invertem-se: um mandado de segurança contra os grevistas masculinos faz com que as mulheres assumam as atividades piqueteiras, deixando aos homens as tarefas domésticas.

Igualdade. As mulheres evoluem de uma posição de subordinação para igualdade, aliadas em busca do objetivo comum. Em pauta, a questão da igualdade de gênero, de expressão e emancipação social da mulher. A professora Renata Couto Moreira, do comando unificado de greve,  destaca que papel emancipatório da sociedade capaz de propiciar transformação só será pleno quando as mulheres trabalhadoras e juventude estiverem inseridas de forma equitativa nesse processo.

“Como pensar esse potencial emancipatório se as mulheres que compõem essa classe são excluídas dos processos de organização ou inseridas de forma subalterna?”, questiona. De acordo com ela, o filme irá ajudar a discutir essa e outras problemáticas, que envolvem questões de gênero e participação social da mulher.

Leia Mais

 Comando Unificado de Greve define agenda mobilizações para próxima semana (5 a 9/12)

Fonte: Adufes