NOTA POLÍTICA DA ORGANIZAÇÃO DO OCUPA BRASÍLIA!

No último dia 29 de novembro, entidades da área da educação e centrais sindicais organizaram o ato OCUPA BRASÍLIA!, no qual outras entidades, centrais sindicais e movimentos sociais e populares se agregaram, levando 40 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios.

A construção unitária do ato, que teve como pauta central a PEC 55, a MP 746 da Reforma do Ensino Médio e a Lei da Mordaça, contou com o protagonismo dos estudantes que, em todo o Brasil, ocupam escolas, institutos federais e universidades que se juntaram aos trabalhadores da educação, de diferentes setores do funcionalismo público, movimentos sociais e desempregados, para afirmar que não vamos pagar a conta da crise capitalista.

A PEC 55 representa um retrocesso nas políticas públicas e sociais, afetando diretamente a população mais pobre e comprometendo o futuro da juventude que, caso seja aprovada, repercutirá diretamente na educação com drástica redução dos investimentos.

A insatisfação diante da PEC levou milhares de pessoas a Brasília para pacificamente protestar e defender o direito a um futuro digno. Homens, mulheres e crianças, protestavam legitimamente na defesa de seus direitos, mas foram duramente reprimidos pela polícia do Distrito Federal, que usando de violência com bombas de gás, bala de borracha e cavalaria, causaram pânico entre os manifestantes. Responsabilizamos a polícia do DF, o gabinete da Presidência da República e o Presidente do Senado Federal pela truculência, pela falta de diálogo, pelos desaparecidos e feridos.

A violência policial e a truculência do governo não vão nos calar. Não sairemos das ruas e não desistiremos de lutar por um país justo, onde homens, mulheres, crianças, jovens, negros/as, LGBTI, índios/as e quilombolas sejam respeitados/as e tenham seus direitos garantidos.

Continuaremos nas ruas em defesa dos nossos direitos e dos serviços públicos e sociais.

Nenhum Direito a menos!

Não à PEC 55!

FORA TEMER!

COMISSÃO ORGANIZADORA DO ATO DE 29 E NOVEMBRO DE 2016

 Veja: Vídeo da Adufes registra unidade dos trabalhadores e repressão policial na Marcha Ocupa Brasília