Protesto contra a PEC 55: Comando de Greve fecha entradas da Ufes

Professores, técnico-administrativos e estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) bloquearam o tráfego de veículos dentro do Campus de Goiabeiras, em Vitória, nesta terça-feira, 13/12, em protesto à PEC 55 votada hoje no Senado. A mobilização começou por volta de 5h30 e se encerrou no final da manhã. 

Os portões de acesso aos carros ganharam faixas com críticas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 – antiga PEC 241 -, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos no Brasil. Da mesma forma, uma extensa faixa na cor preta contendo os nomes dos parlamentares capixabas que votaram a favor da PEC na Câmara e Senado deram o tom de luto e de desagrado dos três segmentos da Universidade com a tramitação da proposta no Congresso Nacional.

Os movimentos sustentam que o congelamento dos recursos das áreas de saúde, educação e previdência simbolizará, a verdadeira “quebra do país”.  Um panfleto com os rostos dos senadores Magno Malta (PR), Ricardo Ferraço (PSDB) e Rose de Freitas (PMDB) foi  distribuído aos motoristas e pedestres na Avenida Ferrari. 

“A PEC de Temer determina que os gastos primários do governo, que são saúde, educação e assistência social, para citar alguns, só podem ser reajustados igual à inflação do ano anterior”, diz o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, ressaltando que mesmo com o crescimento da população e do PIB, os recursos se submeterão a essa regra. “O mesmo não se aplicará ao pagamento dos juros e amortizações da dívida pública que segue sem limite de gastos”, pontua Rocha.

Manifestação. No final da tarde desta terça-feira, 13, os docentes, técnico-administrativos e estudantes da Ufes se juntarão ao ato público que sairá do campus de Goiabeiras. A concentração do ato está marcada para as 17 horas, em frente ao Teatro Universitário, e uma assembleia no local definirá o percurso da atividade.  O ato visa denunciar a PEC 55 apresentada por Michel Temer e equipe. 

Outras  fotos da atividade 

Fonte: Adufes