36º Congresso do Andes-SN começa nesta segunda-feira, 23

A cidade de Cuiabá (MT) sediará o 36º Congresso do ANDES-SN.

A partir de segunda (23) até sábado (28), cerca de 500 professores de Instituições de Ensino Superior de todo o país, entre delegados e observadores, se reunirão na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Boa Esperança – Cuiabá (MT), para o 36º Congresso do Andes-SN. Durante o encontro, os participantes discutirão a conjuntura internacional e nacional e definirão estratégias políticas para 2017.

O evento, que está sendo organizado em conjunto com Associação dos Docentes da Universidade Federal do Mato Grosso (Adufmat – Seção Sindical do Andes-SN), tem como tema Em defesa da educação pública e contra a agenda regressiva de retirada dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. O congresso é a instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional.

De acordo o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, que irá representar a diretoria, o encontro é um momento de reflexão sobre educação pública e os desafios para a classe trabalhadora. “O ano será de muitas lutas e o objetivo do congresso é preparar os professores para os enfrentamentos contra as reformas Trabalhista e Previdenciária, a Lei Complementar 156 (antigo PLP 257 – renegociação das dívidas dos estados), a MP 746 (atual PLV 34 – contrarreforma do Ensino Médio) e todas as formas de retirada de direitos dos trabalhadores”, disse Rocha.

Estudo do Caderno de Textos. Os docentes que participarão como delegados e observadores no 36ºReunio 36 congresso Congresso do Andes-SN, representando a Ufes, reuniram-se no dia 18, quarta-feira, para discutir o conteúdo do Caderno de Textos. A reunião também foi aberta a todos os docentes associados.

Os professores debateram pontos que constam do caderno de textos, apresentando sugestões a itens do documento. Na avaliação do grupo, os participantes do 36º Congresso precisam se posicionar no sentido de intensificar as ações na luta da contrarreforma da previdência e do Ensino Médio e outros ataques.

Delegados e observadores. Foram escolhidos para participar do 36° congresso os delegados: Raphael Góes Furtado, Cenira Andrade de Oliveira, Bernardete Mian, Juliana Iglesias Melim, Francisco Mauri de Carvalho Freitas, Leonardo de Resende Dutra, Valter Pires, Thauan Pastrello e Gilead Marchezi Tavares. Já os observadores/suplentes são: Claudio Simões Salim, Maria Helena Elpidio Abreu e Andreia Aurélio da Silva.

Serviço

36º Congresso do Andes-SN

Tema: “Em defesa da educação pública e contra a agenda regressiva de retirada dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Data: 23 a 28 de Janeiro de 2017

Local: Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Boa Esperança – Cuiabá (MT)

Fonte: Adufes