A crise na segurança pública no ES em debate na Adufes


Mesa-redonda será nesta quinta-feira, 16/02, às 18 horas, na sede do sindicato (campus Goiabeiras/Ufes), em Vitória, com lançamento do Fórum Capixaba de Lutas Sociais contra a Austeridade.

A Adufes, uma das entidades a integrar a Frente Capixaba, abre suas portas para atividade de importância em momento em que a segurança pública – na verdade, a falta dela vivencia um verdadeiro colapso – ganhou enorme visibilidade após a greve da Polícia Militar do Estado. O debate da temática se faz urgente e visa proporcionar um espaço de reflexão, reunindo pesquisadores da área de segurança, direitos humanos e economia.  

“Na semana passada, professores da Ufes e representantes de várias entidades, preocupados com o quadro lastimável da segurança no Estado, fizeram vários encaminhamentos, como a realização deste debate e a criação de um fórum permanente para discutir a violência, a relação entre austeridade e criminalização, segurança pública e democracia, e como os conflitos afetam a população, principalmente os moradores de periferia”, destaca o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Veja programação aqui.

Clique aqui e confirme a sua presença no evento.

PANFLETO ADUFES arame 300O professor lembra que os policiais militares do Estado reclamam há anos de melhores condições de trabalho e salários, que têm sido negadas por razões orçamentárias por parte do governo.  “A crise na segurança pública é consequência do modelo de austeridade orçamentária, que, este sim, sequestra os precários direitos sociais da população já empobrecida e miserabilizada”, conclui.

Manifestação.No último domingo, os docentes e movimentos sociais realizaram um ato fúnebre em frente ao Palácio Anchieta, na Cidade Alta, Centro de Vitória, em defesa da vida e luto pelos assassinatos e pelas vítimas da crise da segurança pública. O movimento criticou a política de cortes de investimentos na educação, saúde e segurança pública.

Fonte: Adufes