Advogado do Andes-SN faz palestra sobre contrarreforma da Previdência

“Os impactos da reforma da Previdência sobre os servidores públicos” é tema da palestra que será realizada nesta quarta-feira (5), na Ufes.

A atividade ocorrerá às 14h30, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras/Vitória. O Assessor Jurídico do Andes-SN, Leandro Madureira, abordará as perdas que os servidores públicos, incluindo os professores federais, tiveram com a reforma da Previdência em 2003, e explicará as principais ameaças contidas na PEC 287.

A PEC atinge a todos os trabalhadores públicos e privados, da esfera Federal e torna a incluir servidores de Estados e Municípios. O principal marco na reforma da Previdência ocorreu em 2003, quando houve perda da integralidade para quem ingressou a partir de 2004 e a introdução do Regime de Previdência Complementar. “O ataque à previdência pública sempre esteve vinculado à implememtação da previdência privada. Querem que os professores e outros trabalhadores complementem sua remuneração para ficar acima do teto do INSS”, explica o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, que destaca ainda: “o principal objetivo da PEC 287 é beneficiar o capital financeiro”.

Previdência é historicamente atacada. A Previdência Social passou por diversas mudanças nos governos de Collor, FHC, Lula e Dilma. As alterações objetivaram ‘remediar’ uma suposta falência do Sistema Previdenciário, que é superavitário. O governo Temer agora pretende fazer a reforma mais radical, porém sob o mesmo argumento de déficit na previdência.

Os movimentos sociais e sindicatos estão denunciando a PEC, pois ela retira direitos da população e mantém intocável a elite financeira. “A contrarreforma da Previdência é muito preocupante, em especial no caso dos docentes, uma vez que este trabalho está sujeito a muitas pressões e estresses. Hoje em dia, o professor é muito cobrado em números, qualidade e em resultado. Então, como que esse profissional vai trabalhar mais de 25 anos com tantas exigências que levam ao adoecimento?”, diz o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha, que frisa a importância da ampla participação dos docentes na palestra desta quarta-feira.

Fonte: Adufes