Atividade na Ufes e ato público marcam os 53 anos do golpe militar

Exibição de vídeo amanhã (quinta, 30), às 17 horas, no RU, campus Goiabeiras/Ufes e protesto na sexta (31), às 18 horas, em frente à Rede Gazeta.

31 de março, sexta-feira,  é dia de lembrar o Golpe Civil-Militar de 1964, que mergulhou o Brasil em um período tenebroso e cruel, com assassinatos, torturas, cassação de direitos civis, censura à imprensa e repressão violenta às manifestações populares. Qualificado pela história como “os anos de chumbo”, o período da ditadura será lembrado com ato público que terá como mote “Lembrar para não repetir”.

Organizado pelo Fórum Memória, Verdade e Justiça do Espírito Santo e organizações parceiras, entre elas a adufes, além de centrais sindicais, a manifestação denunciará também que a democracia brasileira foi mais uma vez atacada e que os direitos do povo estão sendo sequestrados. “Vamos às ruas lembrar mostrar a indignação da classe trabalhadora com todos esses ataques, como as reformas da Previdência e Trabalhista, e o projeto de terceirização”, destaca o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. 

Com o objetivo de resgatar a história, trazendo a memória da luta contra a Ditadura Militar no Brasil, o Fórum Memória, Verdade e Justiça programou para esta quinta-feira (30) exibição de filmes no Restaurante Universitário da Ufes (campus Goiabeiras). A atividade será a partir de 17 horas, seguida de panfletagem.

Aulão com memória da resistência. Já na sexta-feira, em frente à Rede Gazeta, em Bento Ferreira, haverá aula aberta, sendo que cada entidade denunciará as barbáries da época e como cada segmento enfrentou os anos difíceis.  Além do aulão sobre memória e resistência, haverá projeções de imagens daquele período, canções e poesias de luta e a distribuição de “mentiras” (biscoitos) para denunciar o papel da mídia nos golpes de 64 e 2016.

Fonte: Adufes