Biólogos analisam macacos mortos no campus de Goiabeiras

Administração da Ufes fará mutirão de vacinação contra a febre amarela neste sábado, 4, de 8 às 17 horas, no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no Campus de Goiabeiras. Em Alegre e São Mateus, onde a Ufes tem outros dois campi, a previsão é que ocorram ações semelhantes a partir da próxima semana.

Dois macacos foram encontrados mortos nesta quinta-feira, 2, na Universidade Federal do Espírito Santo, no campus de Goiabeiras, em Vitória. De acordo com instituição, um dos animais foi localizado próximo ao prédio IC-4 e o outro na área próxima à Gráfica Universitária. A universidade, no entanto, afirma que o mutirão de vacinação já estava programado para ocorrer após o Carnaval e que não foi motivado pela morte dos macacos. Inicialmente, serão disponibilizadas 2 mil doses da vacina durante o mutirão e a ação é aberta a toda comunidade.

De acordo com a assessoria de imprensa da Ufes, os animais foram recolhidos para análise e a causa das mortes está sendo investigada. A previsão é que o resultado da análise seja liberado em um prazo de 20 dias.  Ainda, segundo a assessoria, o professor Sérgio Lucena, coordenador do Projeto Muriqui, que realiza estudos desde o início de surto de febre amarela no Estado, está à frente das investigações das mortes para saber se foram decorrentes da doença.

O campus de Goiabeiras abriga uma grande diversidade de espécies. São mais de 60 tipos de aves, além de roedores, macacos, cobras, lagartos, entre outros animais. Pelo último censo realizado por pesquisadores do Projeto Muriqui, há pelo menos seis famílias de saguis, sendo que cada uma possui de seis a 12 indivíduos.

Vacinação. A partir de segunda-feira, 6, o auditório do CEFD permanecerá funcionando como mais um posto de vacinação em Vitória, no esforço para que a doença não se alastre. Quem for vacinar é importante levar o cartão de vacinação. O mutirão deste sábado contará com a participação de professores, técnicos e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem e do Hospital Universitário. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória.

Fonte: Adufes (com informações site Ufes)