Mulheres capixabas vão às ruas de Vitória protestar contra a Reforma da Previdência

A concentração da atividade será às 8 horas, na Praça Oito – Centro da capital. As mulheres seguirão em marcha até a Agência da Previdência Social (INSS), na Avenida Beira Mar – Vitória. 

Amanhã, 8 de março – Dia Internacional de Luta das Mulheres será realizado um ato unificado com ampla participação dos movimentos sociais e sindicais contra a Reforma da Previdência – Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, do Governo Temer, medida que tramita no Congresso Nacional. As mulheres poderão ser mais prejudicadas pela reforma da Previdência.

Reforma da Previdência: não vamos aceitar! As mulheres ganham salários menores, representam maioria entre os desempregados e trabalham até cinco horas a mais na semana do que os homens. Esta realidade explica porque hoje as trabalhadoras alcançaram o direito de se aposentar cinco anos antes dos homens, conquista que o governo Temer agora pretende tirar.

Nesta proposta, as mulheres vão ter que trabalhar mais do que os homens. Ela acaba com critérios diferentes de gênero e adota idade mínima de 65 anos para trabalhadores e trabalhadoras como condição para requerer a aposentadoria.

Hoje, pelo Regime Geral da Previdência Social, as mulheres podem se aposentar aos 60 anos de idade e 30 anos de contribuição e os homens podem se aposentar aos 65 anos de idade com 35 anos de contribuição.

Para o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, com a uniformidade das regras para homens e mulheres na Previdência Social, a maior prejudicada, é a mulher. “Igualar a idade mínima no contexto atual no Brasil significaria um retrocesso nos direitos das mulheres”, critica. 

Pensões por morte. Já os valores de pensões por morte, grande parte destinados a viúvas e a filhas de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) falecidos, sofrerão grande redução, com possibilidade de algumas pensionistas receberem benefícios abaixo do salário mínimo.

Nenhum direito a menos!

Serviço

8 de março/quarta-feira – Ato contra a Reforma da Previdência Social

Local: Concentração na Praça Oito/Centro. Caminhada até a o INSS, Av. Beira Mar – Vitória.

Horário: 8 horas

Fonte: Adufes