Vídeos sobre os ataques à Previdência podem ser temas de debates com estudantes

Em salas de aulas, grupos de estudos, em rodas de conversas e também em outros espaços da Ufes. O importante é que todos estejam atentos e fortaleçam a luta contra a Reforma da Previdência Social. O 1º vídeo da série já pode ser acessado pelo Facebook e via YouTube.

O período letivo de 2017 tem início nesta segunda-feira, 27. E será uma excelente oportunidade para professores e alunos assistirem e debaterem acerca da Reforma da Previdência – PEC 287/16, que promete retirar direitos históricos de todos os trabalhadores, dificultando o acesso à aposentadoria.

Com uma linguagem clara e bem objetiva os curtas, produzidos pelo Sindicato Nacional (Andes-SN), explicam didaticamente de que forma a PEC 287 pode atingir o direito e o acesso à Proteção Social dos trabalhadores e trabalhadoras, ativos e aposentados, do setor público e privado, do meio urbano e rural.

Juventude prejudicada. Ao contrário do que muitos acreditam, a Reforma da Previdência – que propõe idade mínima de 65 anos para aposentadoria e com 49 anos de contribuição para benefício integral -, se aprovada afetará principalmente o jovem brasileiro. 

“A juventude encontrará com maior frequência as vagas preenchidas por trabalhadores exaustos, esperando cada minuto para poder se aposentar”, disse o presidente da Adufes que vê com muita preocupação as mudanças da Reforma da Previdência e a inserção no mercado de trabalho formal para os jovens. Ele ressalta ainda que a exibição dos vídeos em salas de aulas são fundamentais para que possamos resistir a esses ataques.

O texto da PEC 287, encaminhado ao Congresso Nacional pelo governo Temer em dezembro do ano passado, promete ser votado pela casa ainda no primeiro semestre.

Novos vídeos serão produzidos sobre a Reforma da Previdência Social. Os vídeos são divididos da seguinte forma: o primeiro traz uma introdução, mostrando a complexidade da proposta e a dureza do ataque; os dois seguintes são mais explicativos sobre a PEC, em especial para a categoria docente; e o último vídeo será um chamado para a luta contra esse projeto.

Andar para trás. A Seguridade Social é um conjunto de direitos e não privilégio, que o Estado tem a obrigação de garantir. Ela é uma rede de serviços e benefícios garantidos a todos os cidadãos e prestados por meio de sistemas públicos organizados em todo território nacional e financiados pela União, estados e municípios. Um direito garantido constitucionalmente desde a década de 80.

Após atos, Temer retira servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência. O presidente Michel Temer, excluiu os servidores públicos estaduais e municipais da proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso Nacional. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (21), no Palácio do Planalto, uma semana após atos que levaram mais de um milhão de pessoas às ruas do Brasil contra a Reforma da Previdência.

“Categorias serão sujeitas a uma reforma específica, definida pelos governadores e deputados estaduais, o que divide a classe trabalhadora”, frisou preocupado José Antônio. Por outro lado, segundo ele, o fato demostra que estamos no caminho certo. “Precisamos mobilizar o maior número possível de trabalhadores e continuarmos pressionando nas ruas, pois só assim garantiremos vitórias”. 

Fonte: Adufes