Milhares vão às ruas de Vitória contra as reformas de Temer

A capital do Espírito Santo acordou nesta sexta-feira, 28, em clima de luta.Um grande ato público em frente à Findes, na Reta da Penha, marcou a Greve Geral.

Trabalhadores do campo e da cidade saíram às ruas para dizer basta de truculência e da retirada de direitos e protestar contra as reformas da previdência e trabalhista, e contra a lei da terceirização. Em frente à Ufes, servidores públicos da Educação (professores, técnico-administrativos da Ufes e do Instituto Federal da Educação (Ifes); das prefeituras da Grande Vitória e do Estado) começaram cedo com trancaço do campus de Goiabeiras e interdição de parte da Avenida Ferrari.O transporte coletivo também parou.

Um dia que entrará para história. Às 4 horas da manhã, em várias regiões da Grande Vitória e também do interior (como Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz) trabalhadores fizeram piquetes e panfletagens. Na MARIa helena greveUfes, a movimentação começou por volta das 5h da manhã, quando os portões de acesso à universidade foram fechados. Logo em seguida, os manifestantes distribuíram cartilhas e folders sobre as reformas da previdência, trabalhista e a terceirização.

Para o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, as manifestações desta sexta contribuíram para o fortalecimento da classe trabalhadora. “O que vem ocorrendo é a retirada acelerada das nossas conquistas históricas. E esse ato só demostra a nossa disposição para a luta”, destacou. Ele lembrou que ainda é possível somar mais forças, aglutinando outras categorias nas ações contra os retrocessos.

Trabalhadores Rurais fortalecem resistência. De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), aproximadamente 5 mil trabalhadores/as do Norte ES participaram das atividades na Grande Vitória. Ônibus também foram disponibilizados para transportar trabalhadores do Sul do Estado. Rodrigo Gonçalves, Coordenador Estadual do MST, salienta que o movimento continuará nas ruas para evitar perda de direitos.

Greve Geral findes“A PEC 287 é uma crueldade. Coloca nas nossas costas a responsabilidade por uma crise financeira forjada por cálculos manipulados. Se a reforma da Previdência for aprovada, o resultado será terrível. A maior parte da população, incluindo os/as trabalhadores/as do campo, jamais terá sua aposentadoria integral, pois morrerão antes”, disse, afirmando que a luta não está perdida.

Terceira Ponte. Também logo cedo, dezenas de estudantes da Ufes bloquearam a ponte que liga Vitória a Vila Velha. Os manifestantes fizeram barreira humana frente aos policiais da Companhia de Missões Especiais (Cimesp), antigo Batalhão de Missões Especiais (BME). Houve confronto.

“No início, os policiais disseram que iam nos atacar. Tudo mentira, uma farsa. Eles lançaram bombas de efeito moral e partiram pra cima da gente”, contou Gabriel Victor Gomes, estudante do curso de Letras da Ufes. Depois de serem vítimas da truculência da PM, os discentes seguiram em caminhada para a Reta da Penha, onde se somaram aos milhares de trabalhadores.

Veja fotos da Greve Geral

 

Fonte: Adufes