Professores da Ufes aprovam adesão à Greve Geral no dia 28

A unidade ao movimento foi aprovada em Assembleia Geral da categoria realizada na manhã desta quarta-feira (19), em Goiabeiras.

Os professores aprovaram por unanimidade a adesão à Greve Geral convocada pelas centrais sindicais contra as reformas Previdência e Trabalhista, bem como a lei das Terceirizações, aprovada no mês de março; e ainda contra os impactos que esses ataques terão para os docentes, para as instituições de ensino públicas e para o serviço público e a população de modo geral. A Greve Geral está marcada para o dia 28 de abril, sexta-feira.

Para organizar de forma coletiva a greve que promete parar o Brasil, uma comissão de mobilização irá se reunir naRocha asse 19 próxima semana (25/04), terça-feira, na sede da Adufes. “Nesse período, até dia 28, nosso esforço será em construir de forma ampla as mobilizações para o dia da greve. Nenhum direito a menos!”, disse o presidente da Adufes José Antônio da Rocha Pinto. Também ocorrerá na mesma data a reunião da Frente Estadual em Defesa da Previdência Social e dos Serviços Públicos, no segundo piso da Adufes, às 17 horas. As sugestões dos docentes para o dia 28 irão compor o calendário de atividades da  Frente Estadual, que agrega vários sindicatos (entre eles a Adufes) e movimentos sociais.

Lendo greve geral 19A contrarreforma da previdência (PEC 287) vai barrar a aposentadoria, ampliando o tempo de contribuição e intensi­ficando as já precárias condições de trabalho, atingindo toda a categoria docente. A terceirização irrestrita, já aprovada e sancionada, atingirá os servidores públicos de maneira direta, e as instituições de ensino superior serão um alvo preferencial. A contrarreforma trabalhista (PL6787/16) vai comprometer todas as garantias de férias, limitação da jornada de trabalho, 13° etc. Vai impor uma perda de direitos que, combinada à terceirização, atingirá às trabalhadoras e trabalhadores, impedindo, inclusive, a continuidade de oferta de serviços sociais públicos e gratuitos.

Veja aqui o panfleto produzido pelo Andes-SN A hora é agora! 28 de abril é Greve Geral!

Mudança do Regimento Interno (RI). Uma segunda plenária só para os associados estava agendada para ocorrer nesta manhã (19),gilberto 19 na sede da Adufes, mas por falta de quórum não houve deliberação sobre a pauta Alteração do Regimento Interno. Ainda assim, os docentes se comprometeram a organizar um calendário de visitas aos centros da Ufes, que visa debater sobre o atual regimento e as possíveis alterações do documento. A última mudança que ocorreu no RI foi em 2009, mas apenas para adequar ao Código Civil.

Fonte: Adufes