Mostra de Cinema e Direitos Humanos ocorre até sábado (13) no Cine Metrópolis

A edição deste ano começa nesta terça-feira (9) com entrada  gratuita e aborda racismo, saúde mental, direitos da população indígena, entre outros de relevância social. O evento terá ainda dois debates: “Racismo e Intolerância Religiosa” e  “Gênero”.

A 11ª Mostra vai exibir 29 filmes, divididos em três mostras diferentes, a Panorama, que apresentará 17 filmes ligados a diferentes aspectos dos direitos humanos, selecionados pela equipe de curadoria do evento; a Mostra Temática que irá exibir sete filmes que exploram a questão de gênero; e a Mostra Homenagem que prestará homenagem à cineasta Laís Bodansky, que explora em seus filmes as questões de igualdade e direitos de oportunidade. 

Trará ainda como novidade dade a Mostrinha, com oito curta metragens voltados para o público infantojuvenil. A acessibilidade será garantida com legendas disponíveis em todas as sessões e também duas sessões especiais com audiodescrição, para deficientes visuais, que vão acontecer na sexta-feira (12), às 14h, e no dia 13, às 16h.

Além das mostras, dois debates serão ministrados, com os temas “Racismo e Intolerância Religiosa”, mediado por Valquíria Santos Silva, gerente de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), e “Gênero”, que será mediado por Helena Pacheco, subsecretária de Políticas para Mulheres, também da SEDH. Os debates serão realizados nos dias 11 e 12, após as sessões das 15h30.

Veja a relação de filmes

Com informações Século Diário e Semcid