V Seminário Estado e Educação em Vitória reforça a unidade classista ante aos ataques do governo


A atividade, que ocorreu entre os dias 04 e 06 em Vitória (campus de Goiabeiras/Ufes), reuniu mais de 200 docentes de vários estados e da Grande Vitória Ufes, além de professores de outras redes de ensino do ES. Foram três dias de intensos debates no auditório do CCE e também nas salas de aulas do Prédio da Pós-Graduação do CCHN onde os Grupos de Trabalho (GT) se reuniram na manhã do último sábado para a discussão acerca da construção de um Projeto Classista e Democrático de Educação.

olgaNa tarde de sábado (6), ocorreu a Plenária Final com os encaminhamentos apontados pelos grupos, e que serão debatidos no 62°Conad, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de julho desse ano, na cidade de Niterói (RJ). “O momento de conjuntura que estamos vivendo é muito duro e difícil e o V Seminário foi importante porque discutimos todas as políticas sociais, sobretudo as medidas que afetam à educação, as reformas da Previdência, Trabalhista, Terceirização e outras medidas como Emenda Constitucional 95/2016, que estabelece teto para os gastos públicos da União por 20 anos, e que inviabiliza a contratação de pessoal e aumento salarial”, avaliou Olgaíses Maués, 3ª vice-presidente do ANDES-SN e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho em Políticas Educacionais (GTPE) do Sindicato Nacional.


O 1° secretário do ANDES-SN e também da coordenação do GTPE nacional, Francisco Jacob da Silva também fez uma avaliação positiva do evento em Vitória. Para ele, o V Seminário reafirmou a necessidade de uma luta com o conjunto dos servidores públicos federais, movimentos sociais, jaclestudantis, entre outros. “Se aprovados, os projetos trarão mais precarização aos servidores e serviços públicos. Ao mesmo tempo, não podemos abrir mão da nossa pauta específica que é, entre outras lutas, a defesa de uma universidade pública e gratuita, autônoma, laica, democrática e de qualidade socialmente referenciada”.


Com o tema “A Educação como Direito e como Prática da Liberdade”, o V Seminário aprofundou, portanto, temas que estão na ordem do dia como o avanço da mercantilização, da privatização e do conservadorismo no campo educacional brasileiro. “Foi muito enriquecedor, tanto do ponto de vista de público quanto da qualidade dos debates. As discussões nos dará mais subsídios para juntos continuarmos na luta por uma educação pública, gratuita”, avaliou a secretária geral da Adufes, Bernardete Gomes Mian, que esteve à frente da organização local do V Seminário.

bernardeteEla, que não pode participar da cerimônia de abertura devido a uma queda que sofreu no campus momentos antes, se emocionou ao ser recebida pelos companheiros no segundo dia do evento. Fez questão de entregar flores e ler um poema para os participantes do V Seminário e, no final, frisou a luta incansável do Sindicato Nacional e da Adufes contra a retirada de direitos.   

Veja fotos do V Seminário 

Leia ainda:

V Seminário Estado e Educação discute a educação como direito e prática da liberdade


Fonte: Adufes