Agende aí: Bate-papo sindical sobre alterações do Regimento Interno em Alegre nesta quarta (26)

Uma conversa descontraída e com muita informação está marcada para esta quarta-feira (26), às 15h30, com a categoria dos Centros nos Centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), em Alegre. O ponto de encontro será na sub-sede da Adufes de onde todos/as se deslocarão para uma sala maior no prédio central. O tema do encontro é de interesse geral: as mudanças no Regimento Interno do Sindicato. Tais alterações contemplam de forma especial a categoria do interior do Estado que, para participar das Assembleias Gerais e votações do Sindicato, precisam se deslocar até a capital.

Portanto, o Regimento Interno (RI) ainda em vigor segmenta a entidade, tornando-se um empecilho para que os/as professores/as do interior tenham a mesma possibilidade de votar de forma igualitária aos colegas de Vitória. O atual RI determina que apenas sejam considerados os votos daqueles/as que estejam fisicamente nas plenárias.

“Nós precisamos mudar isso. O voto do professor do interior (Alegre e São Mateus) é tão importante quanto o do docente da capital. Na forma atual, é quase impossível essa participação, pois nem sempre o deslocamento é possível”, afirma o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. 

Reforma do RI vai mais além.  Entre as propostas está a criação de um novo cargo na estrutura da diretoria do Sindicato. Esse novo cargo – o de segundo vice-presidente da Adufes -, permitirá uma maior democratização nas ações dos campi do interior, já que o cargo é proposto com este objetivo específico. Desta forma, um vice ficará responsável pelo acompanhamento das demandas dos/as docentes do CCAE e do CCENS, enquanto outro vice-presidente atenderá a categoria do Ceunes.

Se as alterações forem aprovadas até o final de setembro, o novo RI entrará em vigência em 2018, ou seja, na próxima gestão do sindicato.O presidente não se isentará de suas responsabilidades junto aos pólos. Apenas contará com reforço maior para solucionar as demandas  do interior. Isso será possível, principalmente, porque a  reforma dará aos professores das duas unidades maior poder nas votação das decisões  sindicais, graças à alteração do Regimento”, conclui o presidente da Adufes.

Leia proposta de alteração Regimento Interno em PDF  e em Word 

Fonte: Adufes