A contrarreforma Trabalhista para além das fronteiras do Brasil

Como os ataques de Temer aos direitos trabalhistas reverberam na América do Sul

Não é apenas no Brasil que a contrarreforma Trabalhista, recentemente sancionada por Michel Temer, traz dor de cabeça aos trabalhadores. Em países vizinhos, como Argentina e Uruguai, o projeto brasileiro começa a ser discutido e já vira exemplo para empresários, que consideram ser necessário seguir o mesmo caminho para conseguir “competir” com o Brasil no mercado internacional.

O governo uruguaio já demonstrou publicamente sua preocupação com a contrarreforma brasileira, classificando-a como uma “forte ofensiva conservadora” que leva os direitos dos trabalhadores “de volta aos anos 90”. O Uruguai também solicitou uma reunião do Mercosul para debater o tema. Segundo o governo do país, a retirada de direitos dos trabalhadores brasileiros pode fazer com que o Uruguai tenha que fazer o mesmo para poder competir economicamente, em especial na busca por investimentos estrangeiros.

Washington Corallo, presidente da Câmara da Indústria do Uruguai, confirmou a intenção do empresariado uruguaio de seguir o caminho brasileiro e retirar direitos trabalhistas. Ele elogiou a contrarreforma de Temer e afirmou que vai contratar assessores brasileiros para formular projeto semelhante.

Dumping social

Para o uruguaio Luis Eduardo Acosta, 1º vice-presidente do ANDES-SN, é possível afirmar que, com a promulgação da contrarreforma Trabalhista, o Brasil está fazendo um processo de “dumping social”. “Dumping é baratear o custo das mercadorias utilizando meios espúrios, como a retirada de direitos dos trabalhadores. É Utilizar subterfúgios, diminuíndo o valor da força de trabalho, ignorando acordos internacionais que estabelecem níveis máximos de exploração do trabalho, para baratear custos de produção e conseguir ganhar mercados”, comenta o docente.

“A reação do Uruguai no Mercosul à reforma trabalhista brasileira explicita isso. O Brasil vai baratear sua força de trabalho a níveis absurdos utilizando a contrarreforma Trabalhista. E isso levaria os países da região a ter que utilizar, segundo o governo uruguaio, o mesmo mecanismo para disputar investimentos. Para competir com o Brasil será necessário oferecer menos proteção ao trabalhador, maior flexibilização e enfraquecer mais os sindicatos”, ressalta Acosta.

O docente uruguaio, entretanto, questiona a viabilidade dessa tese, tanto do ponto de vista da atração de investimentos estrangeiros quanto da qualidade de vida dos trabalhadores sul-americanos. Para Acosta, além de gerar um brutal processo de queda na qualidade de vida, a contrarreforma Trabalhista não garante a chegada de investimentos estrangeiros.

“É uma tentativa de relocalizar a América do Sul na ordem mundial, para tentar disputar investimentos com os países asiáticos. Mas essa ideia pode ser uma ilusão, pode ser que o mercado brasileiro não tenha condições de disputar com os países asiáticos. Os investidores podem vir, e podem não vir. Pode ser que prefiram continuar investindo em China, Vietnã, em países asiáticos que têm força de trabalho qualificada, padrão salarial muito baixo e restrição à organização sindical”, afirma o 1º vice-presidente do ANDES-SN.

Ou seja, a cartilha seguida por Temer de que para crescer é necessário investimento estrangeiro, de que para ter investimento estrangeiro é necessário dar segurança jurídica, e de que para ter segurança jurídica é necessário fazer reformas para diminuir o padrão salarial e a proteção ao trabalho, pode, além de atacar duramente os trabalhadores, não atrair nenhum investimento.

Macri quer seguir o caminho brasileiro

Do outro lado do Rio da Prata, o governo argentino tem tratado a contrarreforma de Temer como exemplo, mas espera o final das eleições legislativas, em outubro, para tentar aprovar modificações na legislação trabalhista. É o que conta o argentino Marcelo Vallina, 1º vice-presidente da Regional Norte I do ANDES-SN. Segundo o docente, o crescimento do desemprego dá condições a Maurício Macri, presidente do país, de realizar o ajuste fiscal e sua contrarreforma Trabalhista, mas a força histórica do sindicalismo argentino pode impedir a retirada de direitos.

“Até as eleições de outubro todo o processo de ajuste está parado. Mas as centrais sindicais já estão se preparando para a vinda do ajuste fiscal. Vai ser um pouco mais difícil para o governo aprovar esses projetos, pela própria conformação do Congresso, em que Macri não tem maioria, e pelas forças históricas do sindicalismo argentino”, comenta Vallina.

“Os sindicatos argentinos estão, em minha opinião, muito mais fortalecidos que no Brasil. E na Argentina você consegue, ao parar Buenos Aires, parar o país. Macri vai tentar, mas não será tão fácil retirar direitos como no Brasil. Apesar dos projetos serem parecidos, as condições são muito diferentes, já que a sociedade argentina se encontra muito mobilizada”, completa o 1º vice-presidente da Regional Norte I do ANDES-SN, citando a realização de grandes marchas e greves na Argentina durante 2017 contra as propostas de ajuste fiscal.

A proposta de contrarreforma Trabalhista argentina, baseada no projeto que Michel Temer recentemente sancionou no Brasil, é tratada apenas como um rumor pelo governo. Mas meios de comunicação alinhados a Macri, como o Clarín, já noticiaram a intenção do presidente argentino de retirar direitos dos trabalhadores.

Para Mauricio Macri, os direitos trabalhistas existentes na Argentina “impedem o país de crescer”, já que “os trabalhadores custam muito caro para os empresários”. O presidente multimilionário também critica a organização sindical, à qual atribui entraves para novas contratações de trabalhadores precarizados. Assessores do governo já afirmaram que a reforma de Temer é um exemplo para a Argentina por descentralizar a negociação coletiva, permitir contratos de trabalho precários (como o contrato de horista) e por retirar direitos de que os trabalhadores recorram à justiça do trabalho.

Marcelo Vallina conclui afirmando que a aprovação do projeto no Brasil servirá como propaganda para Macri tentar aprová-lo na Argentina. “A aprovação da Reforma no Brasil reforça o discurso de Macri. Quando uma fábrica for embora para o Brasil porque “é mais barato”, o governo vai intensificar sua propaganda. Para poder competir com o Brasil, dirão eles, temos que rebaixar direitos, reformular leis trabalhistas. Mas tenho esperança de que os trabalhadores argentinos conseguirão barrar essa contrarreforma”, afirma.

Imagem de Agência CTA.

Leia mais

Ocupação da Pepsico na Argentina adia apresentação de Reforma Trabalhista 

Trabalhadores uruguaios realizam Greve Geral 

Argentinos param o país em greve geral contra política econômica do governo Macri 

 

Fonte: ANDES-SN