Adufes integra o Conselho Estadual de Direitos Humanos

Pela primeira vez em sua história de quase 40 anos, o sindicato passa a fazer parte do CEDH.

As professoras Ana Carolina Galvão Marsiglia (titular), do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e Gilsa Helena Barcelos (suplente), do Serviço Social, integram agora o Conselho, assumindo a tarefa de fortalecer a atuação da Adufes na defesa ao respeito à ética, à diversidade e dos direitos humanos.

A nova gestão do CEDH (biênio 2017/2019) será empossada no dia 28/09. “O Sindicato está honrado em fazer parte do grupo. O ES é um estado marcado por violações e, para nós, fazer parte do Conselho será um desafio” disse o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

O Espírito Santo ocupa os primeiros lugares no ranking de homicídios de mulheres, jovens e negros. Responde medida cautelar na Corte Interamericana de Direitos Humanos por violações no Sistema Socioeducativo e foi denunciado na ONU pelas “masmorras” do Sistema Prisional.

Funcionamento. Com muitas limitações, os Conselhos de Direitos Humanos funcionam em situação de precariedade, inclusive com severos cortes de verbas sobre os programas de proteção.

Composição do CEDH. O conselho será composto pelos seguintes membros: Poder Executivo Estadual (Secretaria de Estado da Justiça, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Defensoria Pública Estadual); Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo; Sociedade Civil (Adufes – Seção Sindical Andes-SN, Associação do Orgulho Gay (Gold), CADH, CDDH Pedro Reis, CDDH Serra, Elimu e Sindipúblicos); Ministério Público Estadual; Poder Legislativo Estadual; Pode Judiciário Estadual (Tribunal de Justiça ES); Universidade Federal do Espírito Santo

Fonte: Adufes