PM na Ufes: autonomia universitária em risco

Leia essa e outras notícias no jornal Fique Por Dentro da Adufes. O informativo foi distribuído durante a semana.

Viaturas e policiais armados fazendo ronda passaram a fazer parte da rotina da comunidade acadêmica dos campi de Goiabeiras e Ceunes, em São Mateus. Em breve, isso será realidade no CCS, em Maruípe, e em Alegre. Os espaços também podem receber postos permanentes da PM. “Isso não está fora de cogitação”, ressaltou o prefeito universitário Renato Schwab.

Enquanto isso, por imposição do governo federal, o efetivo da guarda universitária da Ufes só encolhe, até ela deixar de existir. Até mesmo a vigilância terceirizada não é mais a mesma. O efetivo já foi reduzido em 50% e as guaritas do campus de Goiabeiras, por exemplo, ficam dia e noite vazias, servindo como depósito de lixo e entulhos (veja pag 03).

Matéria de capa destaca do Fique Por Dentro destaca – Reitor garante: Ufes sobreviverá aos cortes de verbas. A afirmação foi feita em apresentação pública sobre a situação financeira da universidade.

Na página 02, o jornal traz informações sobre a participação da Adufes no Conselho Estadual de Direitos Humanos e a criação da comissão do Sindicato que analisará proposta de alteração no estatuto da Ufes.  

Já na pág. 04, o assunto é o corte de bolsas que afeta diretamente os estudantes mais pobres. As alterações são reflexos dos cortes de verbas que foram intensificados nas federais pelo governo de Michel Temer (PMDB).

Leia o Fique por Dentro, o jornal do seu Sindicato. 

Fonte: Adufes