Representantes da Adufes tomam posse no CEDH

As professoras Ana Carolina Galvão Marsiglia e Gilsa Helena Barcellos fazem parte da nova gestão do Conselho Estadual de Direitos Humanos. As conselheiras foram empossadas na manhã desta quinta-feira (28), em solenidade no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

 “Nossa participação demonstra o compromisso do Sindicato e dos professores  da Ufes com as lutas sociais e com a defesa de ações que fortaleçam a política de Direitos Humanos no Estado, evitando violações”, ressalta Ana Carolina Galvão, professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, que ocupou a cadeira de conselheira titular. Já Gilsa Barcellos, do Serviço Social, assumiu a suplência.

Para as duas conselheiras, o CEDH é um espaço de diálogo e que lida com uma pluralidade de temas, como segurança pública, democracia, redução das desigualdades, violações de direitos, tornando-se, portanto um órgão  fundamental na busca de alternativas para melhorar a sociedade como um todo. “O ES é um estado com alto índice de violência. Aparece no ranking de homicídios de mulheres, particularmente de mulheres negras e da juventude”, lembra Gilsa.  

Diretora da Adufes, Edinete Maria Rosa,  na solenidade de posse do colegiado do CEDH/ES.  As instituições que representam a sociedade civil na área de direitos humanos no CEDH (biênio 2017/2019) são: Adufes, Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do ES – SINDIPÚLICOS, Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade – GOLD,  Centro de Defesa dos Direitos Humanos Pedro Reis – CDDH/Regional Sul, Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra – CDDH e o Instituto Elimu Professor Cleber Maciel – ELIMU.  A diretora da Adufes, Edinete Maria Rosa  ( na foto com a professora Ana Carolina) participou da solenidade de posse.  

Sistema prisional. Outro tema de discussão do novo colegiado será o  sistema penitenciário capixaba que enfrenta superpopulação carcerária, além de uma ressocialização ineficaz. Atualmente, o Estado ocupa o 8º lugar no País em números absolutos de pessoas encarceradas. “Ter representantes da Adufes no Conselho é um privilégio, principalmente neste momento  de retrocessos sociais no país. Temos como desafio lidar com uma política de austeridade que tem violado os direitos humanos”, ressaltou a presidente do CEDH, Morgana Boostal. Ela disse também que na primeira reunião do  CEDDH-ES será eleita a nova diretoria executiva da entidade.                                                                                                                                                             o 

O Conselho Estadual dos Direitos Humanos foi criado em 1995, nos termos do art. 3º da Constituição Estadual, com a finalidade de investigar as violações de direitos humanos no território Estadual, encaminhar às autoridades competentes as denúncias e representações que lhe forem dirigidas, estudar e propor soluções de ordem geral para os problemas referentes à defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana.

Fonte: Adufes