Café da manhã na Adufes abre Semana do Servidor


Diversão, cultura, arte, esporte e atividades de conscientização. A Semana está recheada de atividades para homenagear aqueles que trabalham para servir a sociedade

A cerimônia de abertura das comemorações ao  Dia do Servidor Público, celebrado no próximo dia 28, ocorreu nesta segunda-feira na sede da Adufes ( campus de Goiabeiras) e em Maruípe, com café da manhã e  homenagens a todos os trabalhadores.  “Parabéns aos servidores desta universidade. Ainda que não sejamos valorizados da forma que merecemos, jamais devemos deixar de acreditar  no nosso potencial” destacou o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, durante solenidade de abertura. 

Da mesma forma, o Coordenador Geral do Sintufes (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos), Wellington Pereira, lembrou dos ataques do atual governo ao funcionalismo expressos por medidas como, a que acaba com a estabilidade dos servidores PLS 116/201;  a Medida Provisória 792/17 que  trata do Programa de Demissão Voluntária (PDV); e o projeto de “carreira única” para o serviço público, que para os técnico-administrativos em educação significará o fim do PCCTAE.

“O PCCTAE é uma conquista, portanto não temos muito que comemorar. Além disso, somos vítimas de constantes assédios no trabalho”, disse Wellington, revelando que os técnico-administrativos em educação das universidades decidiram paralisar suas atividades por tempo indeterminado a partir de 10 de novembro em protesto aos ataques do governo. 

Em sua fala, o reitor da Ufes garantiu que a universidade está empenhada em promover reflexões acerca da responsabilidade das pessoas na construção de relações de trabalho saudáveis, e de coibir ações que possam caracterizar assédio no ambiente acadêmico. “Fizemos seminário e discussões, e já encaminhamos para o Conselho Universitário uma proposta de resolução para que possamos tratar de forma mais presente estas questões”, garantiu Reinaldo Centoducatte. 

Debate sobre assédio moral na Adufes. O crime de assédio moral se caracteriza por condutas que evidenciam violência psicológica contra o trabalhador e pode provocar distúrbios mentais relacionados às condições de trabalho.   Para discutir o tema, o Sindicato sediará na próxima quarta-feira (25), o debate “assédio Moral: como prevenir e combater”.  A atividade está marcada para ocorrer de 14h às 15h30, e terá como palestrante a advogada trabalhista, Jeane Martins.   

Além do debate, a Semana do Servidor conta com uma programação variada que inclui oficinas, atividades culturais e esportivas, sorteio de brindes e ações solidárias e de conscientização sobre saúde e qualidade de vida. A diretoria da Adufes decidiu integrar a programação deste ano por entender a importância, o compromisso e a dedicação dos profissionais com o serviço público.

Fonte: Adufes