5 de Dezembro: professores da Ufes votam greve contra a Reforma da Previdência

 

Na terça-feira, dia da Greve Nacional, haverá ato público em Vitória. A concentração será 9h30, na Praça de Jucutuquara. De lá, os professores e outras categorias irão caminhar para a Praça Oito, no Centro da Capital, onde será realizado ato unificado da classe trabalhadora contra o projeto conservador de temer.  

Em assembleia realizada na manhã desta quinta (30/11), os docentes presentes na sede da Adufes definiram por ampla maioria participar da greve nacional do dia 5 de dezembro. A compreensão da categoria é que, diante da nova tentativa do governo Temer de aprovar a Reforma da Previdência em 06/12, os trabalhadores precisam demonstrar força, resistência e unidade.

Em várias falas, os docentes lembraram que os servidores públicos e demais trabalhadores não podem abrir mão de lutar por direitos duramente conquistados e, por isso, vão participar da paralisação. A proposta de demissão de servidor por insuficiência, o programa de demissão voluntária, o adiamento de reajustes acordados com várias categorias, o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%, a cobrança de mensalidade nas universidades públicas, cortes orçamentários são exemplos da agenda regressiva do atual governo destacados pelos professores.

“Trata-se de mais um importante momento para nos juntarmos a todos os trabalhadores na luta para derrubar essa proposta de reforma da Previdência e de desmonte do serviço público”, destaca o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, lembrando que a PEC 287  elimina uma série de direitos previdenciários, sob o argumento de combater um suposto e contestado déficit financeiro no sistema.

Novo texto.  O novo texto da Reforma (PEC 287/2016), apresentado pelo Governo Temer no dia 22/11, se aprovado, representará o fim do direito à aposentadoria no país. A nova versão mantém a exigência de idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres), 15 anos de contribuição (setor privado) e 25 anos (setor público) e limitação de até dois salários mínimos para acúmulo de pensões. Com essas mudanças, Temer tenta enganar a população vendendo a ideia de uma reforma mais “enxuta” e menos impactante.

Delegação Congresso.  A plenária  desta quinta-feira (30) também escolheu os delegados e observadores para o 37º Congresso do ANDES-SN.  Foram eleitos os seguintes delegados da base: Ana Carolina Galvão, Bernardete Gomes Mian, Francisco Mauri de Carvalho, Juliana Iglesias Melim, Iguatemi Santos Rangel , Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Raphael Góes Furtado, Ricardo Behr, Valter Pires. Pela diretoria da Adufes irá participar como delegado o presidente José Antônio da Rocha Pinto.  Como observadores foram eleitos os docentes Claudio Simões Salim,  Maria Daniela Corrêa de Macedo, Rosilene Guimaraes Ferraz, Rafael Gomes, Leonardo de Resende Dutra,Janaína Bastos Depianti Kelly Christina da Costa. Os três últimos docentes foram indicados também para a suplência de delegados.

Em breve, a Adufes enviará convocação para toda a delegação para debater o caderno de Teses do Congresso. Na plenária, os professores votaram que delegados e observadores não poderão faltar às reuniões de estudo, excetuando-se os casos justificados.

Fonte : Adufes