Aluna é assaltada e agredida dentro do CCS


Uma tragédia cotidianamente anunciada. Iluminação precária, espaço sem guaritas, mato e um completo abandono levam à ocorrência de diversos crimes, como o assalto que ocorreu na tarde desta quarta-feira (29), por volta das 15 horas, no Centro de Ciências da Saúde (CSS), em Maruípe, Vitória.

Dois homens armados com facas e revólver assaltaram uma estudante do Departamento de Educação Integrada em Saúde, quando chegava à unidade. “É uma área aberta, com muitas árvores, pouca iluminação e totalmente insegura”, desabafou a professora Luciane Bresciani Salaroli. Em estado de choque, a docente conta que a aluna não reagiu, mas mesmo assim sofreu arranhões nos braços. Segundo ela, várias pessoas assistiram ao assalto e ficaram atônitas com tamanha audácia.  

A professora, que é chefe do Departamento onde ocorreu o assalto,  já encaminhou inclusive vários ofícios à administração da Universidade denunciando a precarização e a falta de segurança no espaço acadêmico. O crime desta quarta-feira foi cometido dentro do campus e em plena luz do dia. O Departamento de Educação Integrada em Saúde abriga o Núcleo de Audição onde transitam diariamente cerca de mil pessoas, entre comunidade acadêmica e usuários do Hospital.

De acordo com estudantes, a insegurança no CCS piorou muito nos últimos meses, principalmente após o fechamento do posto de guarita da unidade. O campus possui quatro entradas de acesso, sendo duas para as Avenidas Marechal Campus e Maruípe, onde há intenso tráfego de veículos e de pessoas e também inúmeras ocorrências de assaltos. Além do reduzido efetivo de vigilantes, a poda de árvores tem sido feita trimestralmente, facilitando o esconderijo de bandidos. “No entorno do Centro, o clima é de medo. Somos constantemente abordadas na saída da universidade e também nos pontos de ônibus”, relatou uma aluna, ressaltando a necessidade de intervenção da reitoria.

Assassinato. A médica Milena Gottardi Tonini Frasson foi assassinada em meados de setembro, quando saía de um plantão no Hospital Universitário acompanhada de uma colega. Ao chegar no carro, elas foram abordadas por um homem que inicialmente exigiu pertences e chaves do veículo. Sem que as duas reagissem, ele atirou três vezes e uma bala acertou a cabeça de Milena, que não resistiu ao ferimento.

Fonte: Adufes