Apenas uma chapa se inscreveu para participar da eleição da diretoria executiva: “LUTAR E RESISTIR”. Acompanhe a apuração e a divulgação do resultado no dia 24 no site do Sindicato.
O presidente Temer editou várias medidas que atacam profundamente os direitos dos/ as trabalhadores/as, entre eles os/as docentes. Com a Medida Provisória (MP) 805/17, por exemplo, ele congelou os reajustes remuneratórios previstos para 2018. E é nessa conjuntura de desmonte de conquistas históricas que mais de 1,6 mil filiados/ as (ativos e aposentados) da Adufes vão às urnas nesta quinta-feira (23/11) escolher a gestão que estará à frente do Sindicato no biênio 2017/2019.
Um dos maiores desafios será manter a defesa irrestrita da educação pública, gratuita, laica e de qualidade tão atacada nos últimos anos. Tem ainda a continuidade da luta por melhores condições de trabalho, salários, previdência, reestruturação da carreira, valorização de ativos/ as e aposentados/as, e a efetiva autonomia universitária.
Urnas de lona. Neste pleito eleitoral, por haver uma única chapa inscrita para Diretoria da Adufes, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a votação ocorra em cédulas de papel e urnas de lona. A decisão foi estabelecida pelo artigo 15 da Resolução do TSE 2.685/2007.
Voto em Trânsito. Para o voto em trânsito, também em cédulas de papel, serão disponibilizadas urnas nos Centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) / Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), ambos em Alegre, e no Centro Universitário Norte do ES (Ceunes/São Mateus), além da sede do Sindicato (campus de Goiabeiras, em Vitória). Desta forma, o sindicalizado que estiver fora do município de sua seção eleitoral poderá votar, apresentando documento com foto. O mesmo é válido para os demais eleitores que também precisam estar em dia com suas obrigações sindicais.
Listagem atualizada. Os mesários estarão com a listagem de todos os/as associados/as para as devidas conferências. O voto em trânsito deve ser registrado pelo mesário como ocorrência em ata. Em seguida, serão adotadas todas as providências para assegurar o direito do eleitor. O voto do sindicalizado deverá ser colocado em um envelope, e, em seguida, na urna.
Chapa. A Diretoria do Sindicato é composta por dez membros: Presidente, Vice- -presidente, Secretário Geral, Primeiro Secretário, Tesoureiro Geral, Primeiro Tesoureiro e 1º, 2º, 3º e 4º suplentes.
Veja na tabela abaixo as condições para exercer o voto em trânsito
Local da Seção do Eleitor |
Local do Voto em Trânsito |
Goiabeiras |
CCAE, CCENS e CEUNES |
CCAE e CCENS |
ADUFES e CEUNES |
CEUNES |
ADUFES, CCAE e CCENS |
CCS |
ADUFES, CCAE e CEUNES |
Categoria elegerá Conselho de Representantes
Durante o pleito serão eleitos/as também os/as integrantes do Conselho de Representantes (CR) do Sindicato, composto pelos/as sindicalizados/as. Conforme Regimento da entidade, o Conselho reúne professores/ as de todas as unidades acadêmicas da Ufes.
Assim como ocorreu em 2015, o/a docente aposentado/a também teve o direito de se candidatar a conselheiro/a, representando o Centro onde atuou. Até 2013, esses professores/as só podiam se candidatar a cargos da Diretoria.
O CR é responsável por articular as demandas dos/as docentes em cada local de trabalho. Além disso, compete ao Conselho criar comissões e grupos de trabalho (GT) para a realização de estudos de interesse da categoria. O Conselho é um órgão consultivo e também deliberativo, subordinado apenas à Assembleia Geral. O tempo de gestão é o mesmo da Diretoria, ou seja, de dois anos.
Comissão eleitoral. Os membros da Comissão Eleitoral (CE) são os professores Antônio Luíz Rosa, Rogério Netto Suave e Temístocles de Sousa Luz. “Precisamos revitalizar o movimento docente na Ufes e, quanto maior a participação, maior a legitimidade do processo eleitoral”, destaca Antônio Rosa, presidente da CE, lembrando a importância do comparecimento da categoria às urnas.
Rosa lembra ainda que, em 2018, a Adufes completará 40 anos, sendo referência local e nacional dentre as entidades sindicais docentes do país. “Queremos a máxima participação e que o pleito ajude a manter nossa entidade forte em defesa da categoria. Por isso, convocamos todos/as a participar da votação e garantir uma eleição democrática”, conclui o presidente da CE.
Confira aqui as Chapas para Diretoria e para Conselho de Representantes
Chapa para Diretoria “Lutar e Resistir”
José Antônio da Rocha Pinto (Presidente)
Ricardo Roberto Behr (Vice-presidente)
Bernardete Gomes Mian (Secretária Geral)
Rosilene Guimarães Ferraz (Primeira Secretária)
Leonardo de Resende Dutra (Tesoureiro Geral)
Fábio Corrêa de Castro (Primeiro Tesoureiro)
Magda Ribeiro de C. Soares (Primeira Suplente)
Iguatemi Santos Rangel (Segundo Suplente)
Maurice Barcellos da Costa (Terceiro Suplente)
Valter Pires Pereira Schiavo (Quarto Suplente)
Chapas para Conselho de Representantes
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Chapa 1
Titular: Alexandre Cardoso da Cunha
Suplente: Rita Gomes W. Pires
Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN)
Chapa 1
Titular: Edinete Maria Rosa
Suplente: Sávio Silveira de Queiroz
Chapa 2
Titular: Josemar Machado de Oliveira
Suplente: Julio Cesar Bentivoglio
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)
Chapa 1
Titular: Cláudio Simões Salim
Suplente: Janaina Bastos Depianti
Chapa 2
Titular: André Malverdes
Suplente: Alexandre Ottoni Teatini Salles
Centro Universitário Norte do ES/Ceunes/São Mateus
Chapa 1
Titular: Andressa Cesana
Suplente: Iury Ângelo Gonçalves
Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS/Alegre)
Chapa 1
Titular: Andréia Aurélio da Silva
Suplente: Fabiana de Cássia C. Oliveira
Centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE/Alegre)
Chapa 1
Titular: Haloysio Mechelli de Siqueira
Suplente: Felipe Berbari Neto
Fonte: Adufes