Professores vão integrar atividades da paralisação nacional desta sexta (10)

Dia Nacional de Luta Contra a Retirada de Direitos terá debate, às 14h, na sede da Adufes sobre a MP  285 que posterga os reajustes  salariais de categorias do funcionalismo, entre elas os docentes. No final da tarde, às 17h, haverá ato público com saída do campus de Goiabeiras,  em Vitória. A concentração para o ato será em frente ao Teatro Universitário.

Os professores da Ufes decidiram que vão reforçar a luta contra a retirada de direitos, participando das atividades do Dia Nacional de Luta Contra a Retirada de Direitos desta sexta-feira (10 de novembro).  Embora não tenha havido quórum na plenária convocada pela Adufes para discutir sobre adesão à paralisação, os presentes na reunião reforçaram que o momento é crítico, sendo urgente fortalecer o ato nacional unificado contra as reformas do governo de Michel Temer, e também em defesa dos serviços públicos e das Instituições de Ensino Superior públicas.

Na avaliação dos docentes, não é mais possível esperar diante da política do governo de congelamento salarial e dos iminentes ataques que estão sendo articulados contra os direitos dos servidores. Desta forma, o movimento do dia 10 de novembro – véspera da entrada em vigor da reforma trabalhista – vai contar com ato e outras atividades de lutas envolvendo trabalhadores da iniciativa privada e do funcionalismo público.

MP 805 em debate no Dia Nacional de Luta.  Durante a reunião da última  terça-feira, na sede da Adufes,  os professores repudiaram mais uma das ações do governo Temer para desestruturar o serviço público federal no país, a Medida Provisória (MP) 805. Editada na calada da noite e sem o mínimo de debate com o funcionalismo e com a sociedade, a MP tem, entre seus efeitos, o poder de cancelar ou adiar reajustes de dezenas categorias do funcionalismo público, caso dos professores, entre 2018 e 2019.

Além disso, a MP amplia a alíquota de contribuição previdenciária de 11% para 14% para os rendimentos que ultrapassarem R$ 5.531,31 (teto que é pago pelo Regime Geral, a cargo do INSS). “Por conta dessa e outras medidas do governo que afetam os direitos dos trabalhadores,  a Adufes reforça a importância da categoria em participar das atividades desta sexta-feira”, lembra o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. Dentro do calendário de luta do Dia 10, antecedendo o ato público, o Sindicato realiza debate (às 14 horas) sobre a MP 805 e as perdas que trará aos docentes.

Protesto.  Na sexta (10/11), manifestações ocorrerão durante o dia inteiro em todo o país contra as Leis da Reforma Trabalhista e da Terceirização sem limites e contra o projeto de reforma da previdência que vai acabar com a aposentadoria da classe trabalhadora. Na Ufes, o ato público também exigirá o fim da privatização das empresas públicas e o aumento das passagens de ônibus na Grande Vitória. A atividade está sendo programada de forma conjunta por sindicatos como Sintufes, Sindipúblicos, Sinasefe, CSP-Conlutas, entre outras entidades e contará com a participação da comunidade acadêmica.

 

Fonte: Adufes