Greve Geral amanhã (5 de dezembro) está mantida em Vitória

Para a CSP Conlutas, o Andes-SN e Adufes não há acordo possível quando se trata de retirada de direitos. Por isso, está mantida a Greve Geral deste dia 5 de dezembro

Na Ufes, a Adufes e o Sintufes começarão o Dia de Greve Geral com distribuição de cartilhas e panfletos sobre a reforma da Previdência. A panfletagem ocorrerá a partir das 6 horas nos portões centrais do Campus de Goiabeiras, em Vitória.

Em seguida, às 9h30, os manifestantes se unirão a outros trabalhadores na Praça de Jucutuquara. De lá, professores e outras categorias do setor público e privado caminharão até a Praça Oito, no Centro da Capital para o ato unificado da classe trabalhadora contra os retrocessos do governo Temer. 

Em assembleia realizada na manhã da última quinta-feira (30/11), os docentes da Ufes definiram por ampla maioria participar da Greve Geral deste dia 5. A compreensão da categoria é que, diante da nova tentativa do governo Temer de aprovar a Reforma da Previdência ainda em dezembro, os/as trabalhadores/as precisam demonstrar força, resistência e unidade classista.

O presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, esclarece que a Greve também tem como objetivo reivindicar a revogação da reforma trabalhista. “As duas reformas retiram direitos. A da Previdência, por exemplo, restringe e dificulta aos trabalhadores/as o usufruto do direito à aposentadoria”. De acordo com Rocha, é crucial o envolvimento dos/as docentes na Greve Geral desta terça (05), pois o movimento é estratégico na luta para barrar a reforma da Previdência.

Falso déficit. Um dos argumentos do governo Temer (PMDB) para aprovar a reforma da Previdência é de que existe um déficit na Previdência Social. Porém, não existe déficit nenhum. Além das contribuições do empregador e do empregado, a Previdência Social é financiada com recursos dos governos federal, estadual e municipal; dos impostos de contribuição para o financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social sobre o Lucro (CSL), entre outros.

Nota do Andes-SN. Em nota, o Andes-SN esclarece que não há acordo com a decisão tomada na semana passada pelas centrais sindicais CUT, CSB, CTB, Força Sindical, UGT e NCST. Discordando de tal encaminhamento, o ANDES-SN e a CSP-Conlutas (central sindical a qual o Sindicato Nacional faz parte)  ressaltam que estão firmes na realização das atividades de luta que compõem a GREVE GERAL deste  05 de dezembro. A CSP e o ANDES-SN entendem que é necessário ampliar a mobilização e enfrentar de maneira contundente os retrocessos impostos pela burguesia e seu governo ilegítimo.

Fonte: Adufes