Nova gestão do DCE é empossada

A posse aconteceu no campus de Goiabeiras/Ufes

A chapa do Diretório Central dos Estudantes (DCE) “Todas as Vozes” (2017/2018) assumiu a gestão no dia 13 de dezembro, última quarta-feira, em um cenário politicamente instável na universidade. A única na disputa, encabeçada pelo diretor de organização Guilherme Cogo, recebeu 2.751 votos. As eleições foram realizadas em todos os centros da Ufes nos dias 28 e 29 de novembro.

Para Guilherme, que já vem atuando nos espaços da universidade, só a luta unificada pode fortalecer a resistência. “Precisamos estar alertos e preparados para defender nossa Universidade e o futuro da educação, principal bandeira do DCE. E, para termos êxito nesta jornada, contamos com o apoio da Adufes e Sintufes”, disse, lembrando que é preciso vencer o conservadorismo, a repressão da liberdade de expressão e o retrocesso em relação aos direitos sociais básicos.

Perda de credibilidade. Para Cogo, o DCE foi perdendo a credibilidade pouco a pouco, muito por ter se ausentado das lutas da universidade. “As gestões passadas estiveram presentes e posicionadas contra as pautas estudantis e da comunidade, votando, inclusive, a favor da administração da Ufes”, criticou. Ele acrescenta que elas não se preocuparam com pautas como a permanência estudantil, acessibilidade, combate às opressões e conjuntura nacional.

O estudante destacou que é impossível uma entidade respaldada pelo conjunto dos estudantes não acompanhar as reivindicações. Um dos princípios da nova gestão é a defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e autônoma. Nesse sentido, a chapa empossada é contra qualquer ação que limite os investimentos públicos na educação, como é o caso da Emenda Constitucional 95/2016 (EC), que foi motivo das ocupações estudantis no ano passado.

Pauta. A nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes da Ufes também exige transparência nas contas da Assistêncialogo circulo dce 01 3 Estudantil e o congelamento do valor das refeições do Restaurante Universitário (RU). Ele defendeu ainda a realização de um processo estatuinte. “É preciso reformular os Conselhos Superiores da universidade a fim de que a representação dos segmentos seja paritária”, salientou o diretor de organização Guilherme Cogo.

 

Gestão 2017/2018 – DCE/Ufes

Diretoria de Organização: Guilherme Cogo
Diretoria de Articulação: Bernardo Figueiredo 
Diretoria de Comunicação: Sthefany Duhz
Diretoria de Finanças: Victor Netto
Secretaria Geral: Laís Lima Rezende
Diretoria de Políticas de São Mateus: Pamela Sales
Diretoria de Políticas de Alegre: Naslla Tembra
Diretoria de Políticas de Maruípe: Gabriel Perdigão
Diretoria de Mulheres: Catarina Tose Fermo
Diretoria de Saúde: Ilona Açucena Chaves
Diretoria de Negritude: Sara Cardoso
Diretoria LGBT+: Pedro Oliosi
Diretoria de Cultura: Maycon Bernardo
Diretoria de Esporte: Lorena Martins
Diretoria de Formação Política e Movimentos Sociais: João Alexandre Wyatt
Diretoria de Políticas Educacionais e Assistência Estudantil: Isabella Mamedi
Diretoria de Ciência e Tecnologia: Leonardo Taufner
Diretoria de Pesquisa e Extensão: Gustavo Miertschink
Diretoria de Mobilidade e Acessibilidade: Hudson Lupes Ribeiro

Fonte: Adufes