Direitos Humanos: coletivos, apostas e resistências é tema debate na Adufes

O evento que é gratuito e aberto ao público será nesta quarta-feira, 13

Organizado pela Adufes e o Fórum Capixaba de Lutas Sociais, a roda de conversa sobre Direitos Humanos será realizada na sede do sindicato, no campus de Goiabeiras/Vitória, a partir das 17 horas. Na ocasião, será feita homenagem à Maria Clara da Silva, militante do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM). Também haverá apresentação musical e exposição fotográfica. O evento faz parte do calendário Estadual de Direitos Humanos.

A roda de conversa contará com a presença de Manaíra Teixeira Carneiro (integrante do Coletivo Maré Vive) e Valmir Rodrigues Dantas (coordenador do Fórum Bem Maior – Território do Bem/ES). Os palestrantes apresentarão os coletivos que representam e a relação com os Direitos Humanos. Também contribuirá com o debate Acácio Augusto (professor da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios – UNIFESP).

O objetivo da atividade é colocar em análise as políticas sociais que cada vez se esgarçam e criam mecanismos de controle social, criminalização da pobreza, extermínio de jovens negros e violência contra a mulher. “As políticas de cortes em áreas sociais no ES são laboratórios para o Brasil. Isso é assustador”, disse Ana Carolina Galvão Marsiglia, representante da Adufes no Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), reforçando a necessidade de criação de diálogo e defesa dos coletivos e movimento sociais.

Exposição fotográfica e doações. Durante a conversa será realizada ainda uma exposição fotográfica. A mostra fotográfica de Nunah Alle e André Alves, ficará aberta ao público das 17 às 22 horas. As imagens estarão à venda por um preço simbólico, e posteriormente, todo dinheiro arrecadado será doado às ocupações acompanhadas pelo Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM).

Na oportunidade, a comunidade também poderá fazer doações de alimentos não perecíveis, roupas, calçados e brinquedos, que também serão destinados às ocupações MNLM.

Fonte: Adufes