II Encontro dos Aposentados da Adufes destaca promoção à saúde

O evento foi realizado nessa quinta-feira (21), na sede do Sindicato (campus Goiabeiras), em Vitória. 

Sob a coordenação do GT Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria da Adufes a Assistente Social da rede pública de Vitória, Fabíola Bittencourt Pazinatto ministrou a palestra Práticas Integrativas e Complementares para a Saúde. Veja aqui as fotos.

Os/as docentes aposentados/as vivenciaram práticas que se tornaram uma realidade na rede de atenção à saúde pública em todo o país. Elas abrangem recursos terapêuticos que Relaxamanto aposentadoscontribuem para o bem-estar físico e mental. Durante o evento foram apresentadas técnicas como Do-in (automassagem) e dança circular.  De acordo com Fabíola Bittencourt, a prática do Do-in não possui nenhuma contraindicação e pode ser feita em qualquer local. 

“Por meio da técnica, podemos tratar desde males como dores de cabeça, dores de garganta, dores de barriga e sinusite, até enjoos, prisão de ventre, cólicas menstruais e outros incômodos”, disse aos docentes. Fabíola reforçou que a massagem pode evitar, inclusive, o uso excessivo de medicamento.

Dança Circular. A assistente social destacou que a dinâmica das Danças Circulares é simples. “Ensina-se o passo, treina-se em roda, depois dança-se a música e aos poucos as pessoas começam a internalizar os movimentos, liberar a mente  e o corpo. O principal enfoque na Dança não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo”, salientou.

Confraternização. Após as Práticas Integrativas e Complementares para a Saúde, o cantor Sérgio Ferreira animou o evento com voz e violão. Também foi servido um chá da tarde para os/as docentes aposentados.

Mame noel cantorPara a diretora da Adufes e representante do GT Seguridade Social/Assuntos de Aposentadoria, Bernardete Gomes Mian, o objetivo do evento foi cumprido. “À tarde foi marcada por descontração e promoção à saúde. Os/as docentes se envolveram nas práticas que são simples e todos/as podemos fazer”, frisou.

Ao final da atividade, professora Bernardete se vestiu de Mamãe Noel e leu uma mensagem chamada “O livro”, que abordou a despedida de 2017 e a chegada de 2018.

Fonte: Adufes