Emprego precário atinge 1,4 bilhão de trabalhadores no mundo

Um relatório Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançado nessa segunda-feira (22), indica que cerca de 1,4 bilhão de trabalhadores de todo o mundo estavam em empregos precários em 2017 e que outros 35 milhões deverão se juntar a eles até 2019. Nos países “em desenvolvimento” como o Brasil, o emprego precário afeta três em cada quatro trabalhadores.

Já o desemprego global deverá permanecer em um nível semelhante ao do ano passado. De acordo com a publicação “Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo: Tendências 2018“, a taxa de desemprego global se estabilizou após um aumento em 2016. As projeções indicam que a taxa chegou a 5,6% em 2017, o que representa mais de 192 milhões de pessoas desempregadas no mundo.

Um ponto positivo observado pelo relatório é que a quantidade de trabalhadores vivendo abaixo da linha da pobreza continua a cair em países emergentes, onde o número de trabalhadores vivendo em extrema pobreza deverá chegar a 176 milhões em 2018, ou 7,2% de todas as pessoas empregadas.

“No entanto, nos países em desenvolvimento o progresso na redução do número de trabalhadores vivendo abaixo da linha da pobreza é muito lento para acompanhar a expansão da força de trabalho. Espera-se que o número de trabalhadores que vivem em extrema pobreza permaneça acima de 114 milhões nos próximos anos, afetando 40% de todas as pessoas empregadas em 2018”, explica o economista da OIT Stefan Kühn, principal autor do relatório.

Os autores também destacam o fato de que as taxas de participação entre as mulheres permanecem bem abaixo das taxas masculinas. As mulheres também são mais propensas a ter empregos de qualidade inferior e salários mais baixos.

*Edição de ANDES-SN com imagem de Agência Brasil.

Fonte: Nações Unidas